Rover Perseverance tira foto de grandes manchas solares vistas de Marte
O rover Perseverance tirou fotos de manchas solares entre os dias 17 e 20. Elas ainda não estão visíveis em nossa perspectiva, mas isso deve mudar em breve
Enquanto explora Marte, o rover Perseverance, da NASA, tirou fotos de uma nova grande mancha no disco solar. Ela foi registrada pelo robô na semana passada e, por enquanto, não está visível em nossa perspectiva de observação na Terra, mas isso deve mudar conforme nosso astro gira em torno de si mesmo.
- Exploração de Marte: que sondas, rovers e landers já foram enviados para lá?
- Rover Perseverance registra halo ao redor do Sol no céu de Marte
"Como Marte está orbitando o Sol em seu lado afastado, o Perseverance pode ver manchas solares se aproximando mais de uma semana antes de nós", explicou o portal SpaceWeather, trazendo também as imagens da mancha.
Confira:
As manchas solares são áreas escuras no Sol e relativamente frias quando comparadas aos seus arredores. Elas costumam liberar erupções solares e ejeções de massa coronal, que expelem radiação altamente energética e grandes porções de plasma solar, respectivamente.
Como as erupções solares e as ejeções de massa coronal podem afetar satélites, redes elétricas e outros componentes importantes para nossa vida na Terra, o monitoramento das manchas solares é de grande importância para os cientistas.
Acompanhá-las não é a tarefa principal do rover Perseverance. Ele pousou no interior da cratera Jezero em 2021 com o objetivo de procurar evidências de vida no Planeta Vermelho e coletar amostras, que devem ser trazidas ao nosso planeta na próxima década. Mesmo assim, o rover consegue ocasionalmente registrar manchas em nosso astro, como uma observada em julho.
Fonte: SpaceWeather
Trending no Canaltech:
- Elon Musk cogita trocar luta com Mark Zuckerberg por debate verbal
- Chandrayaan-3: como ver online o pouso da sonda indiana na Lua
- 10 referências e easter eggs em Thor: Amor e Trovão
- Disney+ quer acabar com compartilhamento de senhas
- Estado de SP instala app sem autorização em celulares de professores e alunos
- YouTube testa mudança que "dificulta" pular anúncios