Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novas fotos mostram choque de sonda da NASA com asteroide

Um cientista cidadão processou fotos capturadas pelo satélite LICIACube, que capturou suas próprias imagens da colisão da sonda DART com o asteroide Dimorphos

9 nov 2023 - 12h31
(atualizado às 12h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Novas fotos da colisão da sonda DART com o asteroide Dimorphos foram reveladas. O cientista cidadão Jacint Roger Perez compilou uma série de imagens novas da colisão, e as combinou em vídeos que revelam novas perspectivas do momento em que a espaçonave atinge a rocha espacial.

Foto: ESO/M. Kornmesser / Canaltech

As novas fotos do impacto foram capturadas pelo LICIAcube, um satélite da agência espacial italiana. Ele foi ao espaço com a DART, e foi liberado um pouco antes da colisão para registrar o evento à distância.

Perez processou e compilou as imagens do LICIAcube. Ele publicou os vídeos produzidos em seu perfil no X, o antigo Twitter:

A sequência mostra grandes filamentos de poeira liberados da superfície de Dimorphos. O impacto liberou mais de um milhão de quilos de material do asteroide e formou uma cauda que se estendeu por mais de 10 mil quilômetros.

O LICIACube não foi o único que acompanhou os resultados da DART. Os telescópios Hubble e James Webb também observaram a colisão, capturando imagens que mostram as plumas de material ejetadas.

A missão DART

A DART (sigla de Double Asteroid Redirection Test) foi uma demonstração de tecnologia, desenhada para validar uma técnica de desvio de asteroides com uma espaçonave de impacto cinético. Ela viajou por mais de 10 meses até se chocar com Dimorphos, asteroide que mede 160 metros de diâmetro.

Ele orbita Didymos, uma rocha espacial que mede 780 m de diâmetro. Após meses de análises, os cientistas da NASA confirmaram que o choque da DART com Dimorphos alterou sua órbita ao redor de Didymos: antes do evento, Dimorphos orbitava Didymos a cada 11 horas e 55 minutos. Após a colisão, o período orbital foi reduzido em 32 minutos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade