PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mais astronautas da Rússia podem ir à ISS em naves da SpaceX

A NASA quer atualizar um acordo com a Roscosmos para que pelo menos dois outros cosmonautas voem à Estação Espacial Internacional em naves Crew Dragon

8 mar 2023 - 22h40
(atualizado em 9/3/2023 às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A NASA está realizando negociações para atualizar o acordo existente com a agência espacial russa Roscosmos, para permitir que mais cosmonautas (nome dado aos astronautas da Rússia) voem à Estação Espacial Internacional (ISS) com cápsulas Crew Dragon, da SpaceX. Agora, o plano é que as missões Crew-7 e Crew-8 contem com astronautas russos.

O acordo em questão foi firmado entre as agências espaciais em julho do ano passado, e permite que um astronauta norte-americano viaje à ISS a bordo de uma nave russa Soyuz, enquanto um cosmonauta segue com uma nave Crew Dragon. Foi assim que Anna Kikina e Andrey Fedyaev viajaram com a cápsula da SpaceX durante as missões Crew-5 e 6, respectivamente.

Foto: Reprodução/NASA/Johnson Space Center / Canaltech

Desde então, não houve anúncios de outros astronautas da Rússia para novas missões, mas Lueders afirmou após o lançamento da missão Crew-6 que a atualização no acordo, para incluir também a missão Crew-7, está em andamento. "Estamos trabalhando nisso com o governo russo e com o nosso lado para chegar a um acordo final", disse.

Segundo ela, o objetivo é ter tripulações integradas, com um astronauta norte-americano em lançamentos das naves Soyuz e um astronauta russo em lançamentos comerciais. Assim, as operações da estação ficam protegidas mesmo que aconteça algum imprevisto que mantenha os veículos espaciais da Rússia ou dos Estados Unidos em solo.

Enquanto seguem as discussões para adicionar a missão Crew-7 ao acordo, a Roscosmos se prepara para aprovar o termo. Em uma publicação em seu canal no mensageiro Telegram, a agência espacial anunciou que os cosmonautas Konstantin Borisov e Alexander Grebenkin vão servir nas missões Crew-7 e 8, respectivamente.

Fonte: SpaceNews

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade