URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Luas de Marte podem ser cometa capturado pela gravidade

Novo estudo sugere que as luas de Marte não sejam asteroides, mas sim um cometa capturado e rompido em pedaços pela gravidade do Planeta Vermelho

2 abr 2024 - 13h54

Talvez as luas de Marte não sejam asteroides, mas sim um cometa azarado, que foi capturado e acabou rompido pela gravidade do Planeta Vermelho. É o que sugeriram os resultados de um novo estudo liderado por Sonia Fornasier, do Observatório de Paris.

Foto: NASA/JPL-CALTECH/GSFC/UNIV. OF ARIZONA / Canaltech

Marte é orbitado pelas luas Fobos e Deimos, que medem 27 km e 15 km, respectivamente. A origem delas ainda é incerta, mas suas características levaram os astrônomos a suspeitarem que nasceram depois de uma colisão na superfície de Marte em um processo parecido com a formação da nossa Lua.

Outra possibilidade é que sejam asteroides capturados pela gravidade marciana. Já Fornasier e seus colegas analisaram dados de Fobos obtidos pela sonda Mars Express, que orbita Marte há mais de 20 anos, e consideram que a origem das luas seja outra.

A análise de Fobos mostrou que esta lua tem propriedades visuais parecidas com a de um cometa. Sua superfície reflete quantidade e tipo de luz que a torna mais parecida com algum cometa como o 67P/Churyumov-Gerasimenko, que foi visitado pela missão Rosetta e pode ter cheiro de amêndoas, do que com um asteroide.

Os autores sugerem que Fobos e Deimos, as luas de Marte, sejam um cometa capturado pela gravidade do planeta (Imagem: Reprodução/NASA)

Portanto, os autores suspeitam que Fobos e Deimos tenham sido um cometa binário, ou um que se rompeu em dois. "Dinamicamente, é muito difícil capturar um asteroide e ter dois satélites no plano equatorial de Marte", observou Fornasier. "O que estamos sugerindo é que talvez se trate de um cometa binário que foi capturado por Marte", finalizou.

Claro, mais estudos são necessários para determinar a origem das luas de Marte, mas os autores acreditam que uma missão futura pode ajudar a reforçar a ideia de que as luas marcianas sejam um cometa — ou não. Em 2026, o Japão planeja lançar a missão Martian Moons Exploration, que vai viajar até Fobos para tentar coletar amostras e trazer o material à Terra. Em 2020, o país fez os primeiros testes do rover que deve ser enviado na missão.

Para a autora, a ocorrência de carbono, oxigênio e outros voláteis no material coletado seriam um forte apoio à ideia de que os satélites naturais de Marte são, de fato, um cometa. "Seria a primeira amostra de um núcleo cometário", disse Fornasier.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado no repositório arXiv, sem revisão de pares.

Fonte: arxiv; Via: NewScientist