PUBLICIDADE

Foguete Vulcan Centaur vai lançar lander Peregrine à Lua em dezembro

A United Launch Alliance está se preparando para lançar seu foguete Vulcan Centaur pela 1ª vez em dezembro. O veículo vai levar ao espaço o lander Peregrine

28 nov 2023 - 15h31
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A United Launch Alliance (ULA) vai lançar seu novo foguete Vulcan Centaur em dezembro. O veículo vai voar ao espaço levando rumo à Lua o módulo de pouso Peregrine, da Astrobotic, além de amostras de DNA e cinzas de um memorial espacial da empresa Celestis.

Foto: ULA / Canaltech

Chamada de Certification-1, a missão vai posicionar o Peregrine em uma órbita elíptica a mais de 360 mil quilômetros da Terra, levando 21 cargas úteis; cinco delas são da NASA. Depois, a Astrobotic vai tentar pousá-lo na região dos Domos de Gruithuisen; se tudo correr bem, ele deve passar 10 dias em operação.

Versão preliminar do Peregrine apresentada ao público, sem painéis solares e sistemas de propulsão(Imagem: Reprodução/Astrobotic)
Versão preliminar do Peregrine apresentada ao público, sem painéis solares e sistemas de propulsão(Imagem: Reprodução/Astrobotic)
Foto: Canaltech

Além do Peregrine, o foguete vai levar também porções simbólicas de restos mortais da missão Enterprise, organizada pela Celestis. Quando for lançada, missão vai contar com material genético de Tory Bruno, CEO da ULA, e de sua esposa.

O material vai ao espaço junto de cinzas e amostras de DNA de figuras célebres da franquia Star Trek — entre elas, estão as cinzas da atriz Nichelle Nichols, que interpretou Uhura. Haverá também cápsulas com restos de presidentes dos Estados Unidos. Após posicionar o lander em sua trajetória à Lua, o estágio superior do foguete vai entrar em uma órbita heliocêtrica, levando as amostras a uma viagem pelo espaço profundo.

O lançamento está programado para acontecer em 24 de dezembro, às 3h49 no horário de Brasília. Se for necessário adiar a missão, há datas reserva nos dias 25 e 26. Quando iniciar suas operações, o Vulcan Centaur vai substituir os foguetes Atlas V e Delta IV, também da United Launch Alliance.

Fonte: Space.com

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade