PUBLICIDADE

Em novo recorde, 20 pessoas estavam no espaço ao mesmo tempo

Por alguns minutos, houve 20 pessoas no espaço em janeiro. Elas estavam na Estação Espacial Internacional, na estação Tiangong e no avião espacial VSS Unity

9 fev 2024 - 19h31
(atualizado em 10/2/2024 às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo recorde espacial foi quebrado recentemente. Não estamos falando do cosmonauta Oleg Kononenko, que chegou à marca de mais de 878 dias em órbita, mas sim das 20 pessoas que estiveram no espaço ao mesmo tempo por alguns minutos em janeiro. 

Foto: NASA / Canaltech

Destes, 11 estavam na Estação Espacial Internacional (ISS); sete eram astronautas em missões por lá, e os outros quatro eram os membros da missão privada Ax-3. Além destes, havia ainda três taikonautas na estação espacial Tiangong, da China.  

Se você está acompanhando a contagem, sabe que, até agora, falamos de 14 pessoas no espaço. As outras seis estavam no avião espacial VSS Unity, da Virgin Galactic, que alcançou o espaço suborbital outra vez na missão Galactic 06. 

Membros da missão privada Ax-3 e da Expedição 70 na ISS (Imagem: Reprodução/NASA TV)
Membros da missão privada Ax-3 e da Expedição 70 na ISS (Imagem: Reprodução/NASA TV)
Foto: Canaltech

Como os voos da empresa chegam à altitude máxima de 88 km, nem todos consideram que podem ser realmente chamados de espaciais. A comunidade internacional costuma considerar que o espaço começa a partir do limite  chamado de Linha de Kárman, a 100 km de altitude; por outro lado, a NASA aceita que 80 km são suficientes para se alcançar o espaço. 

De qualquer forma, esta não é a primeira vez em que várias pessoas estão fora do nosso planeta ao mesmo tempo. Algo do tipo aconteceu no ano passado, quando 17 astronautas estavam em órbita: três estavam na estação Tiangong, e os outros 11, na Estação Espacial internacional.

Fonte: Via: Space.com

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade