URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Destaque da NASA: explosão cósmica é a foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA hoje traz o remanescente de supernova Pa 30. O objeto foi visto primeiro há 800 anos, e permaneceu visível por mais de 185 dias

3 abr 2024 - 15h15

Uma bela explosão cósmica está na foto destacada pela NASA nesta quarta-feira (3). O objeto em questão é Pa 30, um remanescente de supernova que apareceu no céu há 800 anos. Na época, nossos ancestrais o descreveram como uma "estrela visitante".

Este objeto é formado por vários filamentos que, à primeira vista, se parecem com aqueles de explosões do tipo nova, ou até de nebulosas planetárias. Mas, para os astrônomos que analisaram Pa 30, trata-se dos vestígios de um outro tipo de explosão.

Com dados de diferentes telescópios, pesquisadores da Universidade de Manitoba, no Canadá, descobriram que este parece ser o resultado de uma supernova do tipo Iax. Trata-se de um tipo incomum de explosão estelar.

De forma geral, podemos dizer que as supernovas acontecem quando uma estrela massiva esgota suas reservas de combustível necessário para a fusão nuclear que sustenta sua estrutura.

Remanescente de supernova Pa 30 (Imagem: Reprodução/ NASA, ESA, USAF, NSF, G. Ferrand (U. Manitoba), J. English (U. Manitoba), R. A. Fesen (Dartmouth), C. Treyturik (U. Manitoba)

Já no caso da supernova Iax, a detonação parece ter acontecido quando duas estrelas anãs brancas se fundiram. O mais interessante é que estas explosões não deveriam deixar remanescentes, mas vemos que isso não aconteceu com Pa 30.

Explosões incompletas do tipo podem deixar para trás estrelas "zumbis", como a anã branca no sistema. Esta é uma das estrelas mais quentes da Via Láctea, com temperatura de aproximadamente 200 mil ºC.

O remanescente de supernova Pa 30

O que hoje conhecemos como Pa 30 foi observado primeiro em 1181. Naquele ano, uma "estrela" apareceu na constelação Cassiopeia e permaneceu visível por 185 dias consecutivos, e era tão brilhante quanto Saturno.

Desde então, os cientistas vinham tentando encontrar os restos da supernova. É aqui que entra Pa 30, objeto descoberto na última década. Esta nuvem cósmica tem formato quase circular, e observá-la é uma forma de revisitar o que nossos ancestrais viram no passado.

Apesar de Pa 30 mal aparecer na luz visível, ela se torna bastante brilhante na luz infravermelha. Por outro lado, sua estrutura radial é bastante luminosa na luz visível graças ao enxofre aquecido ali.

Fonte: APOD