PUBLICIDADE

China publica fotos da estação espacial Tiangong pronta

Os astronautas da missão Shenzhou-16 voltaram para a Terra. Durante a viagem, eles tiraram belas fotos da estação espacial chinesa Tiangong

29 nov 2023 - 20h04
(atualizado em 30/11/2023 às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários

As primeiras fotos em alta resolução da estação espacial Tiangong finalizada foram reveladas nesta terça-feira (28) durante uma conferência. Estas novas imagens foram capturadas pelos membros da missão Shenzhou-16 na viagem de volta à Terra.

Foto: CMSE / Canaltech

Os taikonautas (nome dado aos astronautas chineses) Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao chegaram à Tiangong em maio. Após seis meses no espaço, eles transferiram o controle do laboratório aos membros da Shenzhou-17.

Foto da estação espacial Tiangong tirada pelos astronautas da Shenzhou-16 (Imagem: Reprodução/CMSE)
Foto da estação espacial Tiangong tirada pelos astronautas da Shenzhou-16 (Imagem: Reprodução/CMSE)
Foto: Canaltech

Enquanto retornavam à Terra, os membros da Shenzhou-16 usaram uma câmera de alta resolução para tirar fotos do complexo orbital. Estas são as primeiras imagens que mostram como a estrutura da estação ficou após sua finalização.

Os astronautas Shane Kimbrough, Megan McArthur, Akihiko Hoshide e Thomas Pesquet, da missão Crew-2, tiraram fotos semelhantes da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2021. Antes de iniciar o retorno à Terra na cápsula Crew Dragon, eles deram uma volta ao redor da ISS e tiraram várias fotos de sua estrutura em diferentes ângulos.

Este tipo de manobra não era feita desde o programa dos ônibus espaciais, encerrado em 2011. Além disso, as espaçonaves russas Soyuz fizeram somente voos parciais ao redor do laboratório orbital.

A estação espacial chinesa

A construção da estação Tiangong começou com o módulo Tianhe, o primeiro do novo complexo orbital. Ele foi lançado à órbita baixa da Terra em 2021 e recebeu o trio de taikonautas da Shenzhou-12, os primeiros a ocupar as instalações. Já os módulos restantes, chamados Wentian e Mengtian, foram lançados em 2022 e 2023, respectivamente.

A China planeja expandir sua estação espacial Tiangong (Imagem: Reprodução/CMSE)
A China planeja expandir sua estação espacial Tiangong (Imagem: Reprodução/CMSE)
Foto: Canaltech

A chegada destes novos componentes marcou a finalização da estação Tiangong, que orbita a Terra entre 340 km e 450 km de altitude. Ela tem cerca de 20% do tamanho da Estação Espacial Internacional, mas isso pode mudar em breve: durante o 47º Congresso Astronáutico Internacional, a agência espacial chinesa declarou que acrescentar três módulos a ela para expandi-la.

Fonte: Via: Universe Today

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade