Do aperto para o conforto: a nave Starship será incrivelmente espaçosa
O módulo lunar Apollo era como um armário. Já a Starship HLS terá um volume de 613 metros cúbicos
A corrida lunar autoimposta contra a China fez com que os EUA esquecessem a verdadeira razão pela qual a Nasa escolheu a gigantesca nave Starship da SpaceX para seu retorno à Lua.
Como a própria SpaceX se encarregou de lembrar em uma extensa publicação repleta de imagens, detalhes técnicos e avanços antes desconhecidos, sua Starship HLS (Human Landing System) não é um módulo de pouso lunar como o das missões Apollo: é uma mudança de paradigma projetada para construir uma base lunar permanente.
Assim é a Starship HLS
A comparação é quase cômica. Enquanto o módulo lunar Apollo, que levou os primeiros humanos à Lua, media sete metros de altura, a Starship HLS se erguerá verticalmente até 52 metros.
Para colocar em termos de espaço para esticar as pernas: o módulo lunar Apollo tinha o volume habitável de um armário (4,5 metros cúbicos). A nave Lanyue, que os astronautas chineses usarão, tem o dobro desse volume. A Starship, segundo a própria SpaceX, terá dois terços do volume pressurizado de toda a Estação Espacial Internacional (613 metros cúbicos).
Além disso, a nave da SpaceX terá duas câmaras de ar para as saídas à superfície. Cada uma delas contará com um volume habitável de 13 metros cúbicos, o que significa que uma única câmara da Starship é mais espaçosa que o módulo de pouso chinês que tanto preocupa a Nasa.
Se a comparação de tamanho não fosse suficiente, os novos renders do interior da Starship mostram um nível de conforto que nenhuma nave espacial jamais teve fora...
Matérias relacionadas