Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Do aperto para o conforto: a nave Starship será incrivelmente espaçosa

O módulo lunar Apollo era como um armário. Já a Starship HLS terá um volume de 613 metros cúbicos

3 nov 2025 - 09h08
(atualizado em 3/11/2025 às 10h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A corrida lunar autoimposta contra a China fez com que os EUA esquecessem a verdadeira razão pela qual a Nasa escolheu a gigantesca nave Starship da SpaceX para seu retorno à Lua.

Como a própria SpaceX se encarregou de lembrar em uma extensa publicação repleta de imagens, detalhes técnicos e avanços antes desconhecidos, sua Starship HLS (Human Landing System) não é um módulo de pouso lunar como o das missões Apollo: é uma mudança de paradigma projetada para construir uma base lunar permanente.

Assim é a Starship HLS

A comparação é quase cômica. Enquanto o módulo lunar Apollo, que levou os primeiros humanos à Lua, media sete metros de altura, a Starship HLS se erguerá verticalmente até 52 metros.

Para colocar em termos de espaço para esticar as pernas: o módulo lunar Apollo tinha o volume habitável de um armário (4,5 metros cúbicos). A nave Lanyue, que os astronautas chineses usarão, tem o dobro desse volume. A Starship, segundo a própria SpaceX, terá dois terços do volume pressurizado de toda a Estação Espacial Internacional (613 metros cúbicos).

Além disso, a nave da SpaceX terá duas câmaras de ar para as saídas à superfície. Cada uma delas contará com um volume habitável de 13 metros cúbicos, o que significa que uma única câmara da Starship é mais espaçosa que o módulo de pouso chinês que tanto preocupa a Nasa.

Se a comparação de tamanho não fosse suficiente, os novos renders do interior da Starship mostram um nível de conforto que nenhuma nave espacial jamais teve fora...

Veja mais

Matérias relacionadas

Esta espécie só existe em um pequeno lago do mundo isolado nos desertos dos EUA e ninguém sabe como ela chegou ali

Mito antigo destruído: novo estudo diz que atletas "ganham" mais batimentos cardíacos do que pessoas sedentárias

Indo na "contramão" da Amazônia, cientistas preveem que o Saara se tornará mais verde e úmido por conta do aquecimento global

Como na pré-história: mulher e filhas viviam isoladas em caverna na Índia até serem descobertas e enviadas de volta para a Rússia

Por apenas $50, seu filho poderia "observar" a própria bomba atômica com um dos brinquedos mais radioativos do mundo

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade