Cientistas alemães descobriram que a Terra vem recebendo radiação há mais de 100 milhões de anos, da colisão violenta de duas supernovas
Agora, só precisamos saber como esse cataclismo afetou a vida na Terra
O planeta Terra abriga um depósito de plutônio radioativo nas profundezas do oceano, que só poderia ter se formado no espaço durante um violento cataclismo cósmico. Embora existam reservas dessa poeira radioativa em grandes profundidades, está comprovado que ela continua a cair sobre nós até hoje. Isso poderia levar alguém a pensar que se tratava de um cataclismo recente em termos astronômicos. No entanto, de acordo com um estudo publicado recentemente por cientistas alemães, ele ocorreu há centenas de milhões de anos.
Dois isótopos para entender tudo
O plutônio-244 não ocorre naturalmente na Terra. Na verdade, o único isótopo desse elemento que pode ser produzido naturalmente em alguns processos geológicos é o plutônio-239, e ele ocorre principalmente em quantidades mínimas. O plutônio-244 é o isótopo mais pesado desse elemento, ou seja, aquele com o maior número de nêutrons. Sabe-se que ele geralmente se forma devido a fenômenos cósmicos durante um processo conhecido como processo r, no qual átomos mais leves absorvem rapidamente nêutrons em seus núcleos.
Geralmente, o evento que costuma dar origem a esse fenômeno é uma kilonova, uma explosão resultante da fusão de duas estrelas de nêutrons. Nesse processo, o cúrio-247 também é formado, e é por isso que esses cientistas também analisaram seus níveis. Levando esses dados em consideração, eles descobriram que a explosão em questão deve ter ocorrido há mais de 100 milhões de anos, mas há menos de um bilhão de anos. E também que a...
Matérias relacionadas
Por quanto tempo as plantas permanecerão na Terra? Uma nova pesquisa sugere até 2 bilhões de anos
Carles Lalueza-Fox, geneticista: "provavelmente temos mais de um sósia em algum lugar do planeta"
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.