Script = https://s1.trrsf.com/update-1759870511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caranguejos-ferradura sofrem com as mudanças climáticas

1 set 2010 - 12h13
Compartilhar

O límulo, mais conhecido como caranguejo-ferradura, é mais uma espécie que passa a correr risco de extinção com as mudanças climáticas na Terra. Animais de porte maior passaram a caçá-los com o sumiço de espécies que costumavam ser suas presas. Além disso, sofrem com o aumento da pesca em regiões na quais vivem. As informações são da Discovery News.

Apelidado de crabzilla, o caranguejo chega ao aquário de Scheveningen
Apelidado de crabzilla, o caranguejo chega ao aquário de Scheveningen
Foto: AFP

Equipe do Instituto de Vistorias Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) visitou locais em que caranguejos-ferradura vivem e encontraram ligações entre as mudanças de clima e o declínio do número de caranguejos vivos.

Os caranguejos-ferradura, além de límulo, também são conhecidos como fósseis vivos, por seu formato, e são uma das espécies mais antigas vivas no planeta. Praticamente não mudaram desde que surgiram há 400 milhões de anos. Vivem na Ásia e nas Américas.

Um dos motivos, segundo cientistas, para tanto tempo de sobrevivência é a genética da espécie. Porém, este novo estudo do USGS mostra que esta falta de evolução traz prejuízos, que culminam na falta de adaptação ao clima atual.

Além deste problema, o crescimento do nível do mar faz com que os caranguejos-ferradura vivam em comunidades isoladas, diminuindo o poder de evolução conjunta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra