Aparelho bucal que liberta: estudante do MIT desenvolve tecnologia genial que devolve autonomia a pessoas com paralisia
Dispositivo bucal criado por ex-aluno do MIT permite controlar eletrônicos com a língua, oferecendo uma alternativa inovadora para pessoas com mobilidade reduzida e ampliando as possibilidades de interação humana com a tecnologia
A evolução da tecnologia tem proporcionado invenções capazes de transformar radicalmente a vida de pessoas com deficiência. Uma dessas inovações é o MouthPad, um dispositivo desenvolvido pela startup Augmental, que permite operar computadores, celulares e tablets apenas com movimentos da língua, boca e cabeça. Criado por Tomás Vega, ex-aluno do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o equipamento tem por objetivo devolver autonomia e acessibilidade a quem perdeu os movimentos das mãos..
MouthPad: como funciona o dispositivo controlado pela língua?
O MouthPad é um touchpad bucal feito sob medida, moldado a partir de um escaneamento 3D da boca do usuário. Ou seja, o dispositivo é personalizado para as características físicas de cada um. O aparelho é leve, pesa cerca de 7,5 gramas, tem menos de 1 mm de espessura e se encaixa no céu da boca,se conectando via Bluetooth ao dispositivo desejado. O dispositivo funciona a bateria, que dura cerca de 5 horas em uso contínuo e leva 2 horas para recarregar.
Com leves toques e gestos da língua, é possível rolar telas, o cursor e até clicar, funções que também podem ser adaptadas para pessoas com menor mobilidade, usando movimentos de cabeça ou mordidas. O segredo da funcionalidade do dispositivo está na capacidade motora da língua. Além disso, a tecnologia também é discreta, feita de materiais odontológicos, fazendo com que ele lembre aparelho dentário invisível.