LineageOS 23 leva Android 16 a onda de celulares abandonados, com mais dificuldades do que nunca e obstáculo do Google no caminho
Sistema expande suporte para mais dispositivos, mas desenvolvimento se torna mais difícil devido aos novos obstáculos impostos pelo Google. Apesar de tudo, ele permanece como a base da "resistência" por um Android livre.
Há um sentimento de traição percorrendo a comunidade veterana do Android. O motivo é a estratégia do Google, que vem fechando um sistema que nasceu completamente de código aberto: o desenvolvimento do AOSP (o código-fonte do Android) agora é mais privado, e a liberação do código-fonte sofre atrasos que não ocorriam antes. Enquanto muitos sentem que "a alma do Android desapareceu", a comunidade está reagindo. E o maior símbolo dessa resistência ao código aberto acaba de ser atualizado.
Salvação para um celular abandonado
O ciclo de vida de um smartphone Android geralmente não é tão longo quanto o de seus concorrentes, embora isso esteja mudando ultimamente. Dessa premissa surgiram alternativas como a LineageOS, que é, na verdade, a sucessora espiritual da lendária CyanogenMod. Para muitos usuários, é a única maneira de ter a versão mais recente do sistema operacional do Google e prolongar a vida útil de seus dispositivos.
A equipe do LineageOS anunciou um novo lote de dispositivos que receberão suporte oficial para o LineageOS 23, sua versão baseada no Android 16. Esta atualização não só traz os novos recursos do Android 16, como também melhorias próprias, por exemplo, o "Catapult" e o "Aperture 2.0".
O primeiro é um novo launcher para Android TV com um objetivo claro: substituir a interface do Google TV por uma interface limpa, rápida e sem anúncios. O Aperture, por sua vez, é o aplicativo de câmera da ROM, agora reescrito do zero com suporte para Ultra HDR e captura em RAW.
...
Matérias relacionadas
Começando com Pixel 10, Quick Share do Android agora será compatível com AirDrop da Apple
Xataka Brasil comemora 1 ano com estreia de videocast Tech Mind