Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Celular

Huawei não precisa superar Android no mercado mobile: vitória silenciosa se resume a 1,2 bilhão de dispositivos que não cabem no bolso

OpenHarmony ultrapassa 1,2 bilhão de dispositivos; Ao doar código para fundação neutra, Huawei replica estratégia original do Android.

20 jan 2026 - 10h16
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

https://www.xatakamovil.com/movil-y-sociedad/huawei-no-necesita-ganar-a-android-movil-su-victoria-silenciosa-1-200-millones-dispositivos-que-no-van-bolsillo

Por anos, o sucesso ou fracasso da Huawei foi medido pela quantidade de Huawei P ou Mate vendidos fora de seu país de origem. É uma métrica ultrapassada: enquanto o Ocidente olhava para o dedo indicador (Android com os serviços do Google), a Huawei apontava para a lua com um plano de infraestrutura massivo. O relatório mais recente do Ministério da Indústria da China confirma que a versão de código aberto do sistema operacional da Huawei, o OpenHarmony, já opera em 1,2 bilhão de dispositivos.

A nuance importante desse marco é que a grande maioria dos dispositivos não são celulares, mas sim aparelhos que compõem outras partes da indústria: de máquinas pesadas a eletrodomésticos, sistemas de gerenciamento de energia ou veículos elétricos. A Huawei entendeu que, para seu ecossistema ter sucesso, precisa estar presente em muito mais lugares além do bolso.

A armadilha

O fato de já existirem 1,2 bilhão de dispositivos com OpenHarmony pode parecer exagero, mas é verdade. Para entender a magnitude dos dados, precisamos separar o joio do trigo e analisar o ecossistema. A Huawei trabalha com duas estratégias diferentes:

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade