Huawei não precisa superar Android no mercado mobile: vitória silenciosa se resume a 1,2 bilhão de dispositivos que não cabem no bolso
OpenHarmony ultrapassa 1,2 bilhão de dispositivos; Ao doar código para fundação neutra, Huawei replica estratégia original do Android.
Por anos, o sucesso ou fracasso da Huawei foi medido pela quantidade de Huawei P ou Mate vendidos fora de seu país de origem. É uma métrica ultrapassada: enquanto o Ocidente olhava para o dedo indicador (Android com os serviços do Google), a Huawei apontava para a lua com um plano de infraestrutura massivo. O relatório mais recente do Ministério da Indústria da China confirma que a versão de código aberto do sistema operacional da Huawei, o OpenHarmony, já opera em 1,2 bilhão de dispositivos.
A nuance importante desse marco é que a grande maioria dos dispositivos não são celulares, mas sim aparelhos que compõem outras partes da indústria: de máquinas pesadas a eletrodomésticos, sistemas de gerenciamento de energia ou veículos elétricos. A Huawei entendeu que, para seu ecossistema ter sucesso, precisa estar presente em muito mais lugares além do bolso.
A armadilha
O fato de já existirem 1,2 bilhão de dispositivos com OpenHarmony pode parecer exagero, mas é verdade. Para entender a magnitude dos dados, precisamos separar o joio do trigo e analisar o ecossistema. A Huawei trabalha com duas estratégias diferentes:
- HarmonyOS (Next): é a versão comercial e fechada para celulares, tablets e relógios inteligentes. De acordo com os dados oficiais mais recentes, as versões 5 e 6 (já apelidadas de "Next" por serem independentes do ...
Matérias relacionadas
Huawei supera a Apple na China no mercado de celulares, mas ninguém sabe quem reinará em 2026
Atualização 26.3 do iOS traz finalmente uma função muito desejada para o iPhone
Acredite ou não, iPhone 18 não será lançado este ano, mas há boas notícias para o 17