Casas por 1 euro? Cidade italiana já vendeu 450 imóveis em "promoção" e por que isso acontece
Em Mussomeli, na Sicília, a estratégia de vender casas por apenas 1 euro revitalizou o centro histórico, atraiu moradores de 18 nacionalidades e fez o turismo crescer quase 1.000% em menos de uma década.
Você já deve ter visto promoções sobre cidades que vendem casas por apenas um Euro — ou até algumas de graça. Mas o que está por trás dessas "promoções"? Uma reportagem da CNN mostrou detalhes da vida em Mussomeli, uma cidade italiana que já está craque na venda de imóveis por um valor simbólico.
É importante lembrar que os imóveis nem sempre estão em estado deplorável, precisando de uma reforma completa para que seja possível se tornar novamente uma casa. Há também imóveis "premium", que custam a partir de R$ 65.300,00. Somando todos os tipos de imóveis vendidos a preços promocionais, já foram 450 vendas feitas em Mussomeli.
O sucesso da venda na cidade, de acordo com a reportagem, pode estar ligado ao padrão de vida de lá. Já que, mesmo sem grandes redes de comércio, existe de tudo: médicos, veterinários, mecânicos, mercados, restaurantes e tudo o que um munícipe precisa para ter uma boa qualidade de vida.
"Eu achava que Mussomeli fosse uma cidade abandonada, sem nada acontecendo, e fiquei surpresa em ver que não era assim", conta a alemã Barbara Maerkl, que se mudou para Mussomeli em 2024 e comprou uma casa "premium" para reforma. "No verão, a cidade é super viva, com eventos praticamente todos os dias. Festas religiosas, festivais de música, dança, shows ao vivo. Foi uma surpresa enorme."
A maior dessas festas acontece no dia 8 de setembro, a festa da "Madonna di Mussomeli", quando as ruas parecem iluminadas como no Natal, nas ruas ao redor da igreja Madonna dei ...
Matérias relacionadas