PUBLICIDADE

Câmera Nikon Z9 vai ao espaço para missões da NASA

Câmera mirrorless Nikon Z9 foi enviada ao espaço com adaptações voltadas para uso pelos astronautas da NASA

9 fev 2024 - 12h22
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Nikon anunciou recentemente que a sua câmera Z9 foi enviada ao espaço na Estação Espacial Internacional (ISS), para utilização em missões por parte de astronautas da NASA. O modelo foi anunciado no final de 2021, e é a primeira opção mirrorless a ser usada para estes fins. 

Foto: Divulgação/Nikon / Canaltech

A câmera substituirá os modelos Nikon D6 e D5 DSLR, que estavam em uso na estação até o momento. A Nikon tem uma longa história de colaboração com a NASA, com suas câmeras sendo usadas desde a missão do Apollo 15 em 1971, e na ISS desde 1999. 

A Nikon Z9 usada no espaço não tem mudanças físicas em relação ao modelo que é disponibilizado comercialmente, mas algumas alterações de software foram realizadas para atender às necessidades dos astronautas:

  • Expansão da redução de ruído para velocidades de obturador mais altas, levando em conta o constante bombardeamento de radiação cósmica a que a tripulação e o equipamento estão sujeitos;
  • Mudanças no sistema de nomenclatura de arquivos, assim como nas configurações e controles padrão para uso em microgravidade e condições extremas;
  • Alterações no protocolo de transferência de arquivos (FTP) para simplificar o fluxo de trabalho do astronauta, aumentar a eficiência e reduzir o consumo de energia durante o envio de imagens do espaço para a Terra.

Além da câmera Z9, também foi enviado um conjunto de lentes NIKKOR Z ao espaço, incluindo opções macro e super telefotos. Adaptadores FTZ II foram mandados para garantir compatibilidade com o equipamento que já está por lá. 

Câmera é primeira mirrorless da empresa a ser usada fora da Terra (Imagem: Divulgação/Nikon)
Câmera é primeira mirrorless da empresa a ser usada fora da Terra (Imagem: Divulgação/Nikon)
Foto: Canaltech

Outras características já presentes na versão comercial da Nikon Z9 incluem:

  • Sensor de 45,7 MP
  • Suporte para captura de 20 fotos por segundo em RAW, 30 fotos por segundo em JPEG e até 120 fotos por segundo em 11 MP
  • Gravação em 8K a 60 fps e 10-bit, e 4K a 120 fps
  • Foco automático capaz de reconhecer elementos em cena por meio de inteligência artificial (IA)
  • Visor interno OLED com 3,69 milhões de pontos e 60 Hz, além de tela LCD externa
  • Bateria com capacidade para cerca de 700 fotos
  • Suporte para transferência via USB, e armazenamento por cartão CFexpress tipo B

A Nikon Z9 não pode ser comprada diretamente no Brasil, já que a marca não tem operações oficiais por aqui desde o ano de 2018. Nos Estados Unidos, a câmera é listada por preços que variam em torno dos US$ 5.000 — equivalentes a cerca de R$ 24.937 em conversão direta. 

Fonte: Digital Camera World

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade