Bots com IA crescem 300% e transformam o cibercrime em um "serviço", alertam especialistas
Brasil está no epicentro da América Latina em relação a bots
A atividade de bots alimentados por inteligência artificial explodiu 300% em apenas um ano, impulsionando uma nova onda de fraudes digitais, raspagem de dados e manipulação de preços em escala global. O alerta vem do novo relatório State of the Internet (SOTI) da Akamai Technologies, que revela como o cibercrime se adaptou rapidamente às novas ferramentas.
Segundo o Fraud and Abuse Report 2025 da empresa, os bots com IA já representam quase 1% de toda a automação detectada na plataforma da Akamai, o que equivale a bilhões de interações diárias. "Os bots com IA impulsionam ataques ao manipular e imitar ações legítimas de pessoas, permitindo fraudes digitais, transações não autorizadas e identidades falsas", explica Fernando Serto, Field CTO da Akamai para a América Latina.
Brasil lidera atividade de bots com IA na região
Enquanto o fenômeno é global, a América Latina se destaca como um alvo principal, e o Brasil está no epicentro. O ambiente digitalizado da região, combinado com a adoção massiva de sistemas de pagamento instantâneo como o Pix, cria o cenário ideal para a exploração de vulnerabilidades.
Entre julho e agosto de 2025, a Akamai identificou 948 bilhões de interações de bots na América Latina; destas, 697 milhões foram geradas especificamente por bots de IA. O Brasil lidera com folga, concentrando 408 milhões dessas interações, seguido pelo México, com 230 milhões.
Os setores mais visados na região são:
- Varejo: 468 milhões de detecções.
- Serviços Financeiros: 83 milhões de ...
Matérias relacionadas
Novos processadores leves: empresa alemã pretende superar nada menos que "Samsung, TSMC e Nvidia"