PUBLICIDADE

Avião da Gol evita colisão em Congonhas com manobra espetacular; veja vídeo

Comandante do voo G1209 que vinha de Porto Alegre precisou fazer o procedimento de arremetida para não bater em uma aeronave da LATAM que estava decolando

18 jul 2022 - 20h09
(atualizado em 19/7/2022 às 08h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi palco de uma cena espetacular na manhã desta segunda-feira (18). O voo G1209 da Gol Linhas Aéreas que vinha de Porto Alegre (RS) precisou arremeter e evitou uma colisão iminente em outra aeronave que estava na pista pronta para decolar.

Foto: Chris Edwards/ Woody Aeroimages / Canaltech

O procedimento de arremetida é comum em aeroportos no mundo todo e pode ser feito em diferentes situações, desde movimentos para evitar uma colisão na pista ou até mesmo em uma tentativa de pouso equivocada. Na manobra, o comandante que está para pousar o avião volta a acelerar e subir com a aeronave.

Na pista de Congonhas, que tem pouco mais de 1km, é comum os comandantes executarem a arremetida devido ao alto número de voos por hora no local. Cada vez que um avião está na pista, seja para decolar ou pousar, é dado um slot. Quem monitora todos os movimentos nos Aeroportos é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado à Aeronáutica.

O outro avião envolvido no incidente era da companhia aérea Latam, que decolou normalmente e não registrou nenhuma intercorrência do tipo. Já a Gol, segundo o G1, emitiu breve comunicado ressaltando que o procedimento é corriqueiro e que foi executado com máxima segurança.

Após arremeter, o avião refez a trajetória para se ajustar à pista e pousou normalmente.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade