Asteroide passará perto da Terra nesta terça-feira, alerta Nasa
Asteroide estará a uma distância inferior a 1.000 quilômetros do planeta, o que configura um evento astronômico raro
A NASA emitiu um alerta sobre o asteroide 2024 ON que passará perto da Terra nesta terça-feira (17), com evento astronômico raro e sem risco de colisão.
A Nasa, por meio do Jet Propulsion Laboratory, divulgou um alerta para a aproximação do asteroide 2024 ON, que passará perto da Terra nesta terça-feira (17). Segundo a agência espacial, o asteroide estará a uma distância inferior a 1.000 quilômetros do planeta, o que configura um evento astronômico raro.
Com um diâmetro estimado de 290 metros, o 2024 ON é um dos maiores asteroides a se aproximar da Terra, superando 99% dos corpos celestes que circulam nas proximidades. Viajando a uma velocidade de 40.000 km/h, sua última passagem ocorreu em 2013, e o próximo encontro com o nosso planeta está previsto para 2035.
Apesar da proximidade e das dimensões significativas, a Nasa afirma que o 2024 ON não representa qualquer risco de colisão com a Terra. O fenômeno será uma oportunidade rara para astrônomos e entusiastas observarem o asteroide com o auxílio de telescópios.
Além da passagem do asteroide, o céu noturno desta terça-feira contará com três fenômenos astronômicos notáveis: a conjunção entre a Lua e Saturno, superlua e um eclipse lunar parcial. Embora chamem a atenção pela junção no mesmo dia, especialistas explicam que não há relação entre os fenômenos.
A conjunção entre a Lua e Saturno ocorrerá no início da noite na constelação de Aquário, sendo facilmente visível a olho nu. Leia mais aqui.