Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Amazon se adianta à Starlink e já ostenta conexões via satélite de mais de 1 Gbps

Project Kuiper, serviço de internet via satélite da Amazon, alcançou 1.280 Mbps nos primeiros testes

10 set 2025 - 09h16
(atualizado em 10/9/2025 às 12h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Já faz vários anos que a Amazon trabalha no Project Kuiper, a iniciativa com a qual pretende fornecer uma conexão de banda larga rápida e acessível por meio de uma constelação de milhares de satélites.

Esses satélites começaram a ser lançados em 2025 e a equipe por trás do Kuiper já está testando suas capacidades de transmissão de dados. Seu diretor publicou um vídeo que mostra uma velocidade de download de nada menos que 1.289 Mbps, muito superior à que a Starlink, a solução provida por Elon Musk, alcança.

A Amazon iniciou o desenvolvimento do Project Kuiper em 2018 e, em julho de 2020, obteve a permissão da FCC dos EUA para implementar e operar os satélites. Em 2023, lançou os dois primeiros protótipos e, neste ano, começou a implantar uma constelação que contará com milhares de satélites de órbita terrestre baixa (LEO).

Dos 3.236 satélites que pretende lançar ao espaço, já tem em órbita mais de 100 deles, a 630 km de distância da Terra. Ainda não são suficientes para comercializar seu serviço de internet, mas sim para ir testando suas capacidades. O diretor do Project Kuiper, Rajeev Badyal, publicou um vídeo no LinkedIn exibindo uma velocidade de download superior a 1 Gbps.

No vídeo, podemos ver um computador em que o teste de velocidade da Ookla mostra a conexão do Kuiper alcançando uma velocidade de download de 1.289 Mbps. "É a primeira antena comercial de matriz em fase que oferece mais de 1 Gbps a partir da órbita baixa", afirma Badyal, que prometeu em breve um ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Usuário dá ao ChatGPT 100 dólares para "fazer o máximo de lucro possível", acaba perdendo uma empresa avaliada em 25 mil dólares

Apple lança iPhone 17, com novo design e modelo ultrafino

Zuckerberg contratou o máximo de especialistas em IA que pôde, agora, o caos reina nas fileiras da Meta

Nem Hollywood previu isso: ciberataques chineses podem ter roubado dados de quase todos os americanos

YouTuber cansou da monotonia dos celulares atuais e construiu o seu próprio; o resultado é incrivelmente absurdo

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade