Ácido sulfônico: o que é produto derramado em rio de Santa Catarina
Espuma branca foi avistada se formando em rio que abastece o município de Joinville
A cidade de Joinville, em Santa Catarina, entrou em estado de emergência desde a manhã de segunda-feira (29), após um derramamento acidental de ácido sulfônico, produto químico perigoso, atingir o abastecimento de água da cidade.
Um espuma branca foi avistada se formando no Rio Seco, córrego que desagua no Rio Cubatão, cujas águas suprem o município.
O ácido sulfônico, comumente usada na fabricação de detergentes e outros produtos sanitários, é conhecida por sua toxicidade aguda e capacidade de causar graves danos em caso de contato com a pele, ingestão ou contato ocular.
O ácido se decompõe com o tempo, mas, enquanto estiver em quantiades muito altas na água, pode causar intoxicação grave.
A situação representa risco sério para o abastecimento de água de Joinville e municípios vizinhos, além de ameaçar a vida aquática e terrestre na região, com potencial para provocar a morte de peixes e outros animais.
A Prefeitura de Joinville interrompeu a captação de água da Estação de Tratamento de Cubatão, afetando 75% do município. Moradores foram recomendados a economizar água enquanto a situação não é normalizada.
Em última atualização na noite de ontem, a prefeitura afirmou que "os níveis do índice de concentração do composto químico estão baixando, mas ainda não atingiram o patamar suficiente para que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão possa voltar a operar normalmente".