A arma mais estranha do Japão: um drone com raios laser que não ataca predadores, mas sim um inimigo invisível
Os drones do modelo BB102 são usados para afastar aves como pombos e corvos de galinheiros, mas não são prejudiciais para as galinhas
Já imaginou drones equipados com raios laser sobrevoando galinheiros? Parece até uma cena de um filme de animação, como "A Fuga das Galinhas". Mas, por mais que pareça ficção, algo bem semelhante está acontecendo no Japão. Só que, desta vez, nada tem a ver com um plano de fuga, mas sim com um esforço para manter as aves seguras. Isso porque os drones com raio laser foram projetados para enfrentar um problema grave no país: a gripe aviária. A seguir, entenda como o equipamento funciona e como consegue proteger as galinhas dessa doença.
Drones armados com raio laser são usados para combate da gripe aviária
A NTT, a maior empresa de telecomunicações e tecnologia do Japão, projetou um drone armado com raio laser para proteger galinhas de uma doença perigosíssima: a gripe aviária. A medida foi tomada porque o Japão tem enfrentado vários casos de gripe aviária em 2025. De acordo com um comunicado divulgado pela NTT, 51 casos da doença foram registrados em 14 prefeituras do país, só até fevereiro de 2025.
Devido a grave situação, no início do ano, as autoridades japonesas ordenaram o abate de mais de 3,3 milhões de frangos de criação. É por esse motivo que eles decidiram criar o drone BB102 para ajudá-los no combate da doença. Mas calma! Não pense que esse raio laser é utilizado para sacrificar galinhas contaminadas. Na verdade, os drones são utilizados para espantar as aves que causam a doença, como é o caso dos pombos.
Gripe aviária: entenda melhor a doença e os seus perigos
A ...
Matérias relacionadas
Esqueça a programação tradicional: vibe coding é a nova tendência que você precisa conhecer