Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

CPI descobre presos com benefícios na Casa de Detenção

Quinta, 30 de novembro de 2000, 22h05min
A fuga do ladrão e traficante Milton Alves Figueiredo permitiu aos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico, da Assembléia Legislativa de São Paulo, a descoberta de um possível esquema para a saída de assassinos e estupradores da Casa de Detenção.

Um dos beneficiados é Carlos Alberto da Silva Gomes, condenado a 20 anos pelo assassinato do delegado corregedor da Polícia Federal, em São Paulo, Alcioni Serafim. "Ele e outros dois condenados freqüentam uma casa de repouso em Cotia, na Grande São Paulo", informou o deputado Conte Lopes (PPB). "Gomes também sai para visitar a mulher em Diadema."

Em depoimento hoje à CPI, o diretor de Segurança e Disciplina da Casa de Detenção, Jesus Ross Martins, confirmou a saída de Gomes e dos estupradores Moisés e Vanderlei (não foram divulgados os sobrenomes) condenados a mais de dez anos. "A clínica pede a presença deles e o juiz da Vara das Execuções autoriza a saída", explicou.

Experiência - Martins não soube dizer o que os três fazem na clínica. A relatora da CPI, deputada Rosmary Correa (PMDB), disse que o "absurdo" ficou por conta da saída de Edson Camilo. "Ele foi liberado 89 vezes da Detenção nos últimos dez meses para gravar um CD de pagode num estúdio do Jabaquara."

O agente penitenciário que fazia a escolta alegou em seu relatório que estava com dor de barriga e foi ao banheiro do estúdio. Na volta, não encontrou Camilo e avisou sobre a fuga. O juiz corregedor Octávio Machado de Barros Filho disse que Camilo não fugiu. Recebeu o regime semi-aberto.

Moisés, Vanderlei e Gomes foram autorizados "de acordo com o critério judicial e com a Lei das Execuções Penais, pois foram requisitados por uma entidade assistencial." Quanto à saída de Figueiredo para o conserto de uma rede de esgoto na parte externa da Detenção, o juiz disse que está sendo apurado em inquérito. O agente penitenciário Manoel Messias de Jesus, responsável pela escolta, afirmou que caminhavam pela calçada da Avenida Ataliba Leonel quando o preso correu para um Gol que parou com dois homens e fugiu.

Leia mais:
» CPI do Narcotráfico indicia Augusto Farias
» CPI descobre presos com benefícios na Casa de Detenção
» Adiada a votação do relatório da CPI do Narcotráfico
» Relator da CPI do narcotráfico de MG é acusado de usar cocaína

Agência Estado

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.