Diziam que "o filho da muda" ia crescer e 'não ia virar gente', ou ainda 'futuros trombadinhas'. Ele virou um respeitado empreendedor social. Hoje, Gilson Rodrigues é um farol que ilumina o caminho para que outras pessoas de regiões periféricas possam passar e prosperar.
Gilson Rodrigues
Nascido em Itambé, na Bahia, e criado em Paraisópolis (SP) desde os cinco anos, Gilson Rodrigues relembrou os desafios de uma infância marcada pela fome e pela perda precoce. Filho de uma mulher surda-muda que teve 14 filhos, ele enfrentou o estigma de uma sociedade que previa um destino marginal para ele e seus irmãos. No entanto, Gilson ressignificou sua origem: "Sou o filho da muda, o filho da mudança", afirma ele, destacando que sua história é o reflexo do improvável que se tornou inevitável.
Após a morte da mãe, quando tinha apenas nove anos, Gilson viveu um período de abandono. Chegou a dormir embaixo de uma mesa de sinuca por três anos para não ser levado para longe de Paraisópolis. Depois, trabalhou como catador de latinhas e gandula no Morumbi, lutando contra a invisibilidade e o preconceito.
Ele recorda que, enquanto crianças ricas com seu perfil agitado eram chamadas de empreendedoras, ele era visto como um futuro criminoso. "Eu tinha tudo para dar errado e também tinha tudo para dar certo, mas a sociedade foi me puxando para eu ser o cara do contra", explicou, mencionando que precisou ser resiliente para não aceitar o papel de vítima.
Sua ascensão começou no movimento estudantil e culminou na presidência da União dos Moradores de Paraisópolis, onde ganhou o apelido de "prefeito". Sob sua gestão, a comunidade passou por um processo intenso de urbanização e quebra de barreiras comerciais. Rodrigues foi responsável por atrair gigantes do varejo para a favela, combatendo o isolamento financeiro. Para ele, a mudança real não vem de heróis externos ou políticos, mas da autodescoberta do potencial interno: "Eu sempre quis ser o meu próprio herói, ser o CEO de mim mesmo", pontuou durante a entrevista.
G10 Favelas
Atualmente, Gilson lidera o G10 Favelas, um bloco inspirado no G7 que reúne as maiores comunidades do Brasil para fomentar o desenvolvimento econômico. O movimento já alcançou 16 estados e gere um ecossistema de 48 iniciativas, incluindo soluções de logística e crédito. Rodrigues defende que a filantropia básica é insuficiente e que a verdadeira transformação social ocorre através da independência financeira. "A melhor forma de acabar com a fome, com a pobreza e com a violência contra a mulher é dinheiro no bolso", defendeu o líder.
Perfil Poder: onde assistir?
Perfil Poder vai ao ar diariamente, às 20h, com programas inéditos aos sábados e domingos. Acesse o canal 2130 pela sua Smart TV Samsung, canal 198 da LG Channels ou o no canal CARAS TV no aplicativo SóPlay. Assista também à programação no canal oficial do YouTube, no endereço da CARAS Brasil.