No próximo dia 30 de janeiro, sexta-feria, o Cine Concerto Central do Brasil terá mais uma sessão dessa experiência que une cinema e música ao vivo, em uma homenagem a um dos filmes mais importantes da história do país.
O projeto, idealizado pelo diretor e produtor musical Anselmo Mancini, exibe na íntegra o longa 'Central do Brasil', de Walter Salles, com todos os diálogos e efeitos sonoros originais, enquanto a trilha sonora é executada ao vivo por uma orquestra.
Em exibições anteriores, o Cine Concerto Central do Brasil contou com a participação dos compositores da trilha original do longa, Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum.
Central do Brasil ao vivo
O filme tem no elenco artistas como Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra e Othon Bastos.
Lançado em 1998, foi indicado a prêmios como o Oscar, nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, tornando Fernanda Montenegro a primeira latino-americana na categoria, BAFTA e Globo de Ouro, vencedor como Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Para viabilizar a execução da trilha sonora com o filme, Mancini desenvolveu um sistema de sincronização, com mídia exclusiva para performance, monitoração em vídeo para músicos e maestro e um songbook próprio contendo todas as obras musicais transcritas de forma idêntica à edição presente no longa.
Assim, o espetáculo se tornou o primeiro cine concerto realizado no Brasil, a partir de um filme sonoro nacional, com material técnico disponível para execução por orquestras de qualquer parte do mundo.
SERVIÇO
Cine Concerto Central do Brasil
BTG Pactual Hall (Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, São Paulo
30 de janeiro, às 20h00
Ingressos na plataforma Sympla, de R$ 25 a R$ 220