Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Cúrcuma para o dente? Saiba o que dentistas pensam

Quando usada na composição de cremes dentais, a cúrcuma é benéfica. Porém, há riscos no uso de receitas caseiras

7 out 2021 10h00
| atualizado em 9/10/2021 às 09h23
Compartilhar
Dentistas alertam para o uso de receitas caseiras nos dentes
Foto: Pexels

Vira e mexe surge uma nova moda no que diz respeito à saúde bucal e ingredientes famosos na culinária surgem como opções clareadoras ou de limpeza dos dentes. A cúrcuma é uma delas: com forte coloração amarela e uma das substâncias do curry, a cúrcuma já foi, inclusive, defendida por famosos como substituta do creme dental. 

Mas, afinal de contas, a cúrcuma é benéfica para a saúde bucal?  Quando usada na composição de cremes dentais, sim. Porém, há riscos no uso de receitas caseiras para os dentes. Isso também vale para o flúor, um dos maiores avanços da odontologia em relação à prevenção da cárie dentária no mundo, inclusive no Brasil. Justamente por isso, até nossa rede de abastecimento acrescenta flúor na água para ajudar no combate à cárie.

Publicidade

É importante ressaltar que as substâncias que compõem a fórmula dos cremes dentais disponíveis no mercado são seguras para o uso do consumidor. Esses ingredientes têm décadas de pesquisas científicas e de aprovação nos órgãos reguladores brasileiros, americanos e europeus.

Caso deseje acrescentar ingredientes à sua saúde bucal, opte por cremes dentais que contenham esses ativos em sua composição e são testados para esses fins e liberados para o uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E, em hipótese alguma, faça a higiene bucal com itens caseiros.

Cinco motivos escovar os dentes com pasta

1. A composição do creme dental contém 50% de agente abrasivo, que removem películas mais aderidas e fazem o polimento da superfície para evitar a adesão do biofilme.

2. Contém detergente para quebrar a gordura dos restos de comida em cadeias menores para serem removidas.

3. Contém flúor, que remineraliza os dentes, tornando-os mais fortes e prevenindo as cáries.

4. Contém agentes que previnem placas e tártaro.

5. Sua eficácia é comprovada cientificamente.

Publicidade
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações