Controlar doença vascular pode ajudar a tratar Alzheimer

Controlar doenças vasculares, como hipertensão, aterosclerose e diabetes tipo 2, pode ser um caminho para atenuar a evolução da doença de Alzheimer. A conclusão é de especialistas internacionais que analisaram pesquisas recentes. Os dados são da publicação Jornal of Alzheimer's Disease.

Alguns levantamentos sugerem que os sintomas vasculares podem ter um efeito protetor contra o desenvolvimento de Alzheimer
Alguns levantamentos sugerem que os sintomas vasculares podem ter um efeito protetor contra o desenvolvimento de Alzheimer
Foto: Getty Images

“Tratar fatores de risco vasculares oferece a possibilidade de uma acentuada redução da incidência de demência por meio da identificação precoce e tratamento médico adequado desses precursores prováveis de deterioração cognitiva, característico da doença de Alzheimer”, disse Jack C. de la Torre, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. “O entendimento juntamente com estratégias preventivas poderia ser um passo significativo na redução da prevalência mundial da doença de Alzheimer, que está dobrando a cada 20 anos”, concluiu.

Publicidade

O texto dos profissionais aborda a questão de que uma enfermidade vascular pode afetar o fluxo sanguíneo cerebral e contribuir para a enfermidade. E, paradoxalmente, indica que a presença de fatores de risco vasculares na meia-idade está associada mais fortemente com o desenvolvimento da patologia do que os sintomas que aparecem no fim da vida. O fato é que alguns levantamentos sugerem que os sintomas vasculares podem ter um efeito protetor contra o desenvolvimento de Alzheimer. Os mecanismos fisiopatológicos que levam ao fenômeno ainda são discutidos.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações