Após atrasos na entrega de vacinas, todos os Estados iniciam imunização contra a covid-19

Bahia, Pará, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Distrito Federal iniciaram campanhas de vacinação nesta terça-feira, 19; demais Estados iniciaram na segunda-feira, 18

19 jan 2021 - 10h02
(atualizado às 18h05)

Após falhas de logística do Ministério da Saúde que atrasaram a distribuição da vacina contra a covid-19, os Estados que ainda aguardavam a chegada das doses do imunizante contra o coronavírus já puderam iniciar campanha de vacinação. Bahia, Pará, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Rondônia, Roraimae o Distrito Federal começaram a imunizar seus cidadãos nesta terça-feira, 19. Os demais Estados já haviam iniciado na segunda-feira, 18. São Paulo aplicou a primeira dose ainda no domingo, 17, minutos após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford.

Nesta primeira fase da vacinação, o Ministério da Saúde definiu como grupos prioritários os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia e os idosos e pessoas com deficiência residentes em asilos. O Brasil tem apenas seis milhões de doses da Coronavac, quantidade suficiente para imunizar somente 0,5% dos idosos e 1/3 dos profissionais de saúde do País. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, a estimativa é de que o estoque seja esgotado em uma semana.

Publicidade

O Instituto Butantã pediu autorização de uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira, 18. A agência deve analisar o pedido em até 10 dias. Ainda não há previsão para a chegada das 2 milhões de doses da vacina de Oxford, produzidas pelo Instituto Serum, da Índia.

Bahia

Na Bahia, a primeira pessoa a receber a Coronavac foi a enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinha, de 53 anos, que trabalha na linha de frente no combate à covid-19 no Hospital Couto Maia, em Salvador.

Pará

A técnica de enfermagem Shirley Cuimar Cruz Maia, de 39 anos, foi a primeira imunizada no Pará. Ela trabalha no Hospital de Campanha montado em Belém para atender os pacientes da covid-19.

Paraíba

Na Paraíba, a escolhida foi a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos. Por ser hipertensa, Marineide precisou assinar um termo de responsabilidade para atuar na área de covid do Hospital Clementino Fraga, na capital João Pessoa.

Publicidade
Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, foi a primeira a receber a vacina contra a covid-19 na Paraíba
Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, foi a primeira a receber a vacina contra a covid-19 na Paraíba
Foto: Reprodução/Governo da Paraíba / Estadão

Sergipe

Em Sergipe, a enfermeira Sônia Aparecida Damásio, de 48 anos, foi a primeira imunizada. Ela é funcionária do Hospital de Urgência Governador João Alves Filho, principal unidade hospitalar do Estado.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações