Como funciona a tomografia em cachorro e para que serve?

A tomografia em cachorro é um exame utilizado para diagnosticar problemas de saúde complexos. Entenda como funciona, quanto custa e como preparar o pet!

15 mai 2025 - 15h42

A tomografia em cachorro é um exame moderno e altamente eficaz para diagnosticar diversos problemas de saúde nos pets. Assim como na medicina humana, esse procedimento tem se tornado cada vez mais comum na medicina veterinária, principalmente quando é necessário investigar doenças com mais precisão.

Nos casos em que um raio-X ou um ultrassom para cachorro não são suficientes, a tomografia pet consegue captar imagens detalhadas dos órgãos internos, ossos e tecidos do animal — tudo em alta resolução!

Publicidade

Se o seu melhor amigo está enfrentando uma condição mais complexa ou se o veterinário pediu exames complementares para investigar um quadro, a tomografia pode ajudar a chegar a um diagnóstico preciso. Mas, afinal, como é feita a tomografia em cachorro? É um exame seguro? O cachorro precisa ser anestesiado? E quanto custa tudo isso? Veja essas e outras respostas a seguir!

O que é a tomografia em cachorro?

A tomografia pet, ou tomografia veterinária, é muito parecida com a usada em humanos. Trata-se de um exame de imagem que utiliza raios X e um sistema computadorizado para produzir imagens detalhadas em cortes do corpo do animal. Essas imagens ajudam os veterinários a observar com clareza órgãos internos, ossos, músculos e vasos sanguíneos.

Para que serve a tomografia em cachorro?

Publicidade

A tomografia veterinária é indicada em diversas situações, principalmente para complementar exames mais simples, como raio-X ou ultrassonografia. Ela é usada para:

  • Detectar tumores e câncer
  • Avaliar traumas após acidentes, como fraturas internas
  • Investigar problemas neurológicos, como convulsões
  • Avaliar suspeita de hérnia de disco
  • Diagnosticar doenças…

Veja mais

Patas Da Casa
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se