Donos de cachorros se sentem menos sozinhos do que de gatos

17 fev 2014 - 18h29
<p>Além de fazer mais exercícios, donos de cachorro interagem mais com vizinhos</p>
Além de fazer mais exercícios, donos de cachorro interagem mais com vizinhos
Foto: Getty Images

Dizem que os cachorros são os melhores amigos do homem. No entanto, segundo pesquisa, ter o pet traz outros benefícios ao dono: o torna mais sociável, fazendo com que se sinta menos solitário. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que exclusivamente os donos de cachorros se sentem menos isolados, já que quem tem gatos, lagartos e hamster não parecem se beficiar do mesmo efeito.

"Descobrimos que cachorros estão associados a menos solidão, mas não sabemos por que não se pode fazer a mesma associação a outros animais de estimação. No entanto, desconfiamos que eles exigem algumas coisas, como, por exemplo, que seus donos os levem para caminhar", explicou o professor John Cacioppo, responsável pela pesquisa. Ele comenta que, além de fazer exercício, é mais fácil conhecer os vizinhos e outras pessoas da região quando está levando o animal para dar o passeio diário.

Publicidade

"Quando você está caminhando com seu cachorro e cruza com outras pessoas que estão fazendo a mesma coisa, diz ao menos 'olá', enquanto quem passa sem cachorro tende a não parar, nem cumprimentar", disse o veterinário Cris Laurence. Ele alertou ainda que, quando o cachorro não está bem e deixa de interagir com outros animais pela rua, o dono também fica mais fechado e se comunica menos.

Outro ponto que pode influenciar estes efeitos positivos dos cachorros em seus donos é o fato de os cães expressarem de foma mais contundente suas emoções e demosntrarem que gostam muito da casa onde vivem. "Há aquele velho ditado que diz que você não possui o seu gato, ele é que é seu dono. Os gatos tendem a interagir quando eles querem, enquanto que os cães tendem a interagir quando você quer", afirma o veterinário.

Além disso, uma pesquisa anterior da American Heart Association já havia sugerido que donos de pets, especialmente cachorros, têm o coração mais saudável do que as outras pessoas. Um outro levantamento australiano concluiu que donos de cães andam, em média, cinco horas por semana, contra três horas das outras pessoas.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se