Queridinho entre famosas, o batom vermelho sempre esteve cercado por significados que vão muito além da estética. Em diversas culturas e contextos sociais, ele é visto como um símbolo de ousadia, poder e presença.
Segundo a psicologia, essa escolha de cor pode refletir, e ao mesmo tempo estimular, traços como autoconfiança, afirmação e coragem. Usar batom vermelho, especialmente em ambientes onde se espera recato ou neutralidade, pode ser encarado como um gesto consciente de enfrentamento e expressão pessoal. É, em muitos casos, uma forma silenciosa e poderosa de ocupar espaço.
1 - Coragem acima da média
Segundo a psicologia, o batom vermelho pode estar profundamente ligado à coragem feminina por diversas razões que envolvem tanto simbolismos sociais quanto mecanismos internos de comportamento e percepção. A cor vermelha, de modo geral, é associada a energia, força, liderança e ação.
Quando aplicada aos lábios, ela se torna um sinal de visibilidade intencional. Em sociedades que ainda regulam ou julgam a maneira como as mulheres se apresentam, optar pelo batom vermelho pode ser um gesto que exige audácia e autonomia. Para muitas, é uma forma silenciosa de dizer "eu estou aqui", rompendo com padrões de discrição muitas vezes impostos culturalmente.
2 - Autoestima fortalecida
Além disso, a psicologia cognitiva traz o conceito de "enclothed cognition", desenvolvido por Adam e Galinsky em 2012. Essa teoria sugere que aquilo que usamos — seja roupa ou maquiagem — pode influenciar no...
Matérias relacionadas
Perfumes da Eudora com baunilha: 5 fragrâncias a partir de R$ 54 que exalam cheiro de mulher rica