De sandálias com tiras e enfeites a saltos diferentes: veja tendências de calçados desfilados no SPFW

22 out 2026 - 10h57
Resumo
O SPFW destacou os calçados como protagonistas das próximas estações, trazendo sandálias com tiras ornamentadas por miçangas, búzios e crochê, além de saltos esculturais em madeira, acrílico e transparências futuristas. Para o conforto, mocassins e sapatos náuticos ganharam releituras modernas. Contudo, a ousadia no design também desafiou a passarela, provocando incidentes com modelos devido a amarrações que se soltaram e botas de salto instáveis que resultaram em quedas durante os desfiles.

Alguns dos calçados desfilados no SPFW pregaram peças nas modelos. Teve quem caiu por não conseguir se equilibrar em botas transparentes e quem deixou o escarpim no meio da passarela porque a fita que o prendia se abriu. Mas também houve modelos com detalhes diferenciados, para usar no verão e em temperaturas mais amenas, provando os calçados nao passam diferenciados entre as tendências para as próximas estações.

Desfile Amir Slama com sandália Luz da Lua
Desfile Amir Slama com sandália Luz da Lua
Foto: Fernanda Calfat/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

As sandálias ganham atenção especial, porque fogem do básico. Vêm com tiras nos calcanhares, que recebem enfeites como charms, contas, miçangas e outros detalhes. O cabedal ganha aplicações de brilho e crochê, mostrando como os calçados podem ganhar protagonismo nos looks.

Publicidade

Os saltos também surgem com propostas diferentes, com detalhes de madeira, como esferas e formatos geométricos. Acrílico e transparências conferem um toque futurista aos modelos. Para quem prefere conforto, os mocassins e modelos náuticos ganham releituras modernas. Confira!

Sandálias

Desfile Amir Slama com sandália Luz da Lua
Foto: Fernanda Calfat/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho
Desfile Amir Slama com sandália Luz da Lua
Foto: Fernanda Calfat/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho
Desfile Amir Slama com sandália Luz da Lua
Foto: Fernanda Calfat/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

Os modelos propostos por Amir Slama, em parceria com a marca Luz da Lua, vêm com amarrações no calcanhar e enfeites, como búzios e pérolas ou apenas com tiras trançadas, combinando com os looks e com os acessórios poderosos da Kalu Joias.

Desfile Ammi
Foto: Will Dias/Brazil News / Elas no Tapete Vermelho

O brilho de vidrilhos e miçangas ganha relevância também nas sandálias apresentadas pela grife Ammi, que lançou sua linha de calçados no SPFW com trabalhos manuais, como crochê, especialidade da marca.

Saltos

Noramando e Aluf (Fotos: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Formas geométricas em madeira se transformam em saltos diferenciados, como nos modelos desfilados pela Normando e pela Aluf. Nesta última, trabalho manual compõe o cabedal.

Publicidade
Calçados da Ammi, Artemisi e Dario Mittmann (Fotos: (Fotos: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação)]
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Os saltos com formas diferenciadas também ganharam protagonismo nos desfiles, sejam coloridos ou transparentes. Aliás a transparência é tendência forte no salto, como no da Ammi, e no cabedal, como o de tiras da Artemisi.

Mocassins e náuticos

Mocassins da Uó Upcycling e Alexandre Herchciovith (Fotos: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Os mocassins, como o da Uó Upcycling, e o modelo náutico, com salto tratorado, desfilado por Alexandre Herchcovitch, conferem conforto e estilo para looks modernos ou sociais.

Bonitos, mas…

Desfile Apartamento 03 (Fotos: (Fotos: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação/Will Dias/Brazil News)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Não há como negar que os mocassins forrados com o mesmo tecido da roupa criam uma unidade elegante ao look. Mas quando o sapato complica na hora de andar na passarela, como aconteceu neste destile da Apartamento 03, quando a fita que o segurava desamarrou, a modelo manteve a linha, com o pé levantado, deixando o calçado na passarela. Perfeita!

Desfile Apartamento 03 (Fotos: (Fotos: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação/Will Dias/Brazil News)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

A bota transparente, de salto alto, com efeites de cristais, da Artemisi, não deu o equilíbrio necessário para a modelo, que acabou caindo. Culpa dela? Não. Mas do sapato. É preciso rever alguns critérios na escolha de styling, né?

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações