Toyota Gazoo Racing apresenta o novo esportivo GR 86

Um carro esportivo com câmbio manual o capricho da Toyota Gazoo Racing na preparação: eis o novo GR 86 de 285 cavalos

6 abr 2021 - 17h03
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

Os carros esportivos razoavelmente acessíveis sobrevivem. A Toyota Gazoo Racing (divisão de competições da montadora japonesa) apresentou nesta terça-feira (6) o novo Toyota GR 86. Trata-se do terceiro modelo global da série GR de carros esportivos da marca.

O objetivo da Toyora é “ trazer de volta aos clientes os sonhos e a alegria de dirigir inerentes aos carros esportivos”. Concebido como um veículo com motor dianteiro, tração traseira e capacidade de resposta instintiva, o GR 86 foi lançado em 2012. Desde então, ele tem sido utilizado em várias categorias de competição, incluindo ralis, One-make Racing (famosas nos EUA), gymkhanas e dirt races. 

Publicidade
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

O novo GR 86 é especialmente projetado para desempenho esportivo. Ele foi desenvolvido junto com o Subaru BRZ, mas cada marca manteve suas características principais. Uma das características mais interessantes do Toyota GR 86 é o motor dianteiro com tração traseira. Por isso, a parte inferior horizontal é baixa e a traseira é estreita. O centro de gravidade é bem baixo.

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

O cockpit tem vários interruptores e o painel de instrumentos acentuado horizontalmente. Isso permite ao motorista (ou piloto) se concentrar na direção. O quadro de instrumentos possui uma tela TFT de 7”.

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

O carro esportivo da Toyota tem um novo motor 2.4 aspirado boxer, de quatro cilindros opostos horizontalmente (aqui, sim, entra a assinatura da Subaru). Ele tem 285 cv de potência (7.000 rpm) e 250 Nm de torque (3.700 rpm). O motor corta em 7.400 rpm. Com apenas 1.270 kg de peso, o Toyota GR 86 acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Portanto, ele é 1,1 segundo mais rápido do que o modelo anterior. O câmbio está ao gosto do freguês: pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas.

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

As dimensões do novo GR 86 são quase idênticas às do modelo anterior: 4,265 m de comprimento, 1,775 m de largura e 1,310 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,575 m. A suspensão traseira é do tipo double wishbone (ou duplo A). Baixinho e com uso de alumínio no teto, nos para-lamas, nos bancos dianteiros e nos silenciadores, o Toyota GR 86 promete ser muito estável nas curvas. Ele tem apenas 13 cm de altura do solo. 

Publicidade
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

A rigidez torcional foi aprimorada em cerca de 50%. O GR 86 tem componentes aerodinâmicos presentes em modelos 86 que fizeram parte de competições, incluindo saídas de ar, spoilers laterais e outras peças que melhoram a estabilidade e a capacidade de resposta da direção. Os pneus são 215/40 R18. O preço não foi divulgado.

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se