PARTE 4: Mais 19 jogos brasileiros que merecem atenção em 2023

Novo jogo do time de Celeste, Irmão do Jorel, Overcooked e Vampire Survivors-likes e muito mais

25 jan 2023 - 08h58
(atualizado às 09h00)
Irmão do Jorel, Earthblade e Elderand são três gigantes pra acompanhar em 2023
Irmão do Jorel, Earthblade e Elderand são três gigantes pra acompanhar em 2023
Foto:

Fico muito feliz de ter começado essa lista de jogos brasileiros pra acompanhar em 2023. Fecho o mês de janeiro com mais de 100 títulos com potencial absurdo pra chegar nos próximos anos e movimentar ainda mais o cenário de jogos independentes brasileiro.

Obviamente muitos jogos incríveis devem ter ficado de fora, alguns ainda por falta de divulgação, como as próximas belezuras da oiCabie (MDM3 e Monstros de Bolsa) ou o Cartas Ferozes do Kael e Lovestruck da Aurora Borealis. E também qualquer jogo maravilhosamente disruptivo do importantíssimo trabalho que fazem o Pedro Menos e o Amaweks, por exemplo, com seus fliperamas piratas itinerantes. Então sigam todos esses devs e fiquem de olho nas redes do Controles porque a gente vai ficar o ano inteiro fazendo lista, mas elas nem sempre vão vir aqui pro site.

Publicidade

1 - Earthblade (Extremely OK Games)

Aquele selo de qualidade absurdo da galerinha fenomenal por trás de Celeste, Earthblade é a nova aventura de ação e exploração em plataforma 2d da EXOK. Uma pixel-art fora de série, trilhas incríveis e, diferentemente da aventura na montanha, um sistema de combate complexo e desafiador.

Muita exploração e mistérios escondidos pra desvendar em uma Terra já esquecida e cheia de feridas. Não tem muito o que falar, esse trailer maravilhoso já habla por si só. Earthblade deve chegar em 2024.

2 - Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia (Double Dash e Copa Studio)

Publicidade

Pra conquistar de vez a Ana Catarina e deixar o Jorel sem ter o que falar, o Jogo Mais Importante da Galáxia é uma aventura point and click feito em parceria pela Double Dash e o estúdio que faz a animação do Irmão do Jorel.

O jogo vai ter lugares icônicos do desenho e também áreas novas, muitas interações com mais de 30 personagens e muitos quebra-cabeças diferentes pra resolver nessa aventura intergalática entre patos telepáticos, naves espaciais e vitamina de abacate pra cuidar do cabelo.

3 - Elderand (Mantra e Sinergia Games)

É um absurdo que esse jogo não seja mais falado ou conhecido. Elderand é um metroidvania estilosíssimo e brutal com uma pixel-art detalhista e um mundo cheio de criaturas bizonhas que vão desde um rato carrasco gigante e meio corpo humanoide preso com algemas a um T biomecânico gigante com o que poderia ser um cu na ponta.

O jogo tem elementos de customização de rpg em que você pode escolher e melhorar suas habilidades e até mudar sua aparência no meio desse mundo infernal povoado por mais de 60 pesadelos horrendos. A parceria entre a Mantra e a Sinergia Games tem lançamento previsto pra 16 de fevereiro.

Publicidade

4 - Atomic Picnic (Bitcake Studio)

Coisa finíssima, Atomic Picnic é a resposta pra “e se Vampire Survivors fosse 3D?”. O jogo é um shooter survivor frenético em que você precisa enfrentar ondas de inimigos e coletar itens pra ir melhorando as suas habilidades em cada nova tentativa.

Atomic tem uma jogabilidade ágil com a ajuda de um equipamento que te permite fazer manobras no ar pra se reposicionar, além de um mundo todo inspirado em animes. O jogo da Bitcake pode ser jogado sozinho ou em coop com mais três pessoas.

5 - Tower of Samsara (Ilex Games)

Um jogo de ação em plataforma 2d com uma pixel-art absolutamente maravilhosa feita por um dos estúdios mais antigos e atuantes do cenário brasileiro. Em Tower of Samsara você é a representação física do Sol em uma luta pela sobrevivência e contra a destruição de todo o sistema solar.

Samsara tem inimigos belíssimos e um sistema de combate complexo, além de uma mecânica em que você consegue alterar o ambiente através de sua forma astral. Uma história complexa sobre ciclos, morte, vida e escolhas. O jogo da Ilex Games está em desenvolvimento há bons anos e mal posso esperar por mais novidades.

Publicidade

6 - The Last Grape (Burning Goat Studio)

Estilo, dramaticidade e nonsense - tudo que a gente mais gosta em jogos independentes. Don Genaro é o maior suspeito pelo desaparecimento de todas as uvas e seu papel enquanto A Última Uva é fatiar todos os inimigos na busca incessante pela vingança uma vez que a justiça não pode punir os poderosos.

Um plataforma 2d incrivelmente divertido e desafiador feito pela Burning Goat, The Last Grape tem uma pixel-art foda e você precisa sair cortando os inimigos em um frenesi de combos. É meio que um fruit ninja, só que o ninja agora é uma uva e as frutas são os lacaios do seu inimigo. Simplesmente arte.

7 - Feelings (Lumo Entertainment)

Feelings é o próximo grande jogo da Lumo
Foto:

Feelings é um jogo de plataforma 3d com narrativa intimista sobre depressão e a necessidade de ajuda. Presa em sua própria mente, Sarah precisa ajudar a sua versão mais jovem a reviver memórias e se reconectar com sua verdadeira identidade.

O jogo da Lumo tem diversos quebra-cabeças, itens colecionáveis e uma mecânica de câmera fotográfica que revela novas plataformas e caminhos invisíveis. Além de um mascote fofuxo que pode te ajudar nos momentos mais complicados.

Publicidade

8 - Farm Your Friends (Meganeura Games)

Saindo direto do TCC da faculdade de desenvolvimento de jogos, Farm Your Friends é o primeiro jogo da galera da Meganeura Games e eles mostraram o jogo pro público pela primeira vez na BGS de 2023.

Esse “colheita infeliz” é um jogo de fazendinha com uma virada competitiva em que você precisa vender mais do que seus amigos. Pra isso você pode roubar a colheita do outro, tacar ele num poço, eletrocutar seu adversário…Farm Your Friends tem o mais variado arsenal pra acabar com amizades e gerar discórdia no discord. Gostamos.

9 - Monstrous Love (Ana Pepper e Time Galleon)

Monstrous Love é jogo de descobertas e sexualidade
Foto:

O filme Amor e Monstros, só que o amor na verdade são os monstros. Monstrous Love é a versão jogável do quadrinho de mesmo nome da autora Ana Pepper que conta sobre as experiências e descobertas sexuais de três mulheres com simpáticos e sensuais monstros.

Uma hora de um deleite sexual com boas chupadas e lambidas com criaturas lobisomescas ou florais. O jogo ilustrado pela própria autora Ana Pepper e feito em parceria com a Time Galleon é muito divertido e ao mesmo tempo bonito e íntimo. Monstrous Love obviamente é explícito e para maiores.

Publicidade

10 - Fourspell Survivors (Supernova Games)

Pra minha extrema felicidade, mais um jogo inspirado na em Vampire Survivors - só que com magos e feitiços fodões. Fourspell mantém o estilo 2d parecido com Vampire, mas segue Atomic Picnic e implementa a possibilidade de jogar coop local ou online com mais três pessoas.

Cada um dos magos possuem feitiços e atributos diferentes e podem fazer diversas combinações pra criar os melhores combos. O jogo da Supernova vai ter muitas áreas secretas e personagens desbloqueáveis pra gente encontrar. Viva!

11 - Eclipse: Shine of Dawn (Iamandu Studios)

Um hack and slash com temática fantástica feito por um grupo todo unido pela internet e que se conheceu pessoalmente pela primeira vez durante a BGS de 2023. Eclipse tem uma mecânica de trocar de armas pra criar combos e uma mitologia totalmente original.

O jogo da Iamandu traz uma narrativa do conflito entre luz e sombra e te coloca na posição de um guerreiro que carrega o poder do Sol através da espada Suncatcher. Derrote chefes e oponentes pra fazer com que sua espada fique cada vez mais forte até que ela possa cortar a própria escuridão.

Publicidade

12 - Povos Perdidos: o Reino de Tikal (Triple Eleven Game Studio)

Um ambicioso jogo de aventura 3d baseado na cultura maia em que você é um estudante de arqueologia que vai parar no meio de Tikal, uma das maiores cidades do Império Maia.

Povos Perdidos tem um sistema de combate inspirado e uma narrativa inspirada em God of War, em que você precisa derrotar deuses para conquistar seus poderes e avançar nessa aventura pelo tempo para voltar pra casa. Projeto interessante pra acompanhar dos devs cariocas da Triple Eleven.

13 - Pivot of Hearts (Dragonroll Studio)

Alerta de não-monogamia pros mais sensíveis e convencionais. Pivot of Hearts é basicamente um anime: dramático, amoroso e você acaba indo parar num rpg isekai com garotos mágicos. Ainda bem, né?! 

Essa visual novel com trilha original feita pela Livia Maki Yoshikawa e mecânicas de cartas conta a história de um programador redescobrindo o amor e as possibilidades de se relacionar com mais de uma pessoa. O jogo da Dragonroll tem cinco finais diferentes e vai fazer você viajar por diversos locais de São Paulo entre uma mesa de rpg, show de rock e o cotidiano de um adulto cheio de dúvidas. Bora!

Publicidade

14 - Space Chef (Luski Game Studio)

Já imaginaram Overcooked em primeira pessoa? Space Chef é tipo isso. O jogo é o primeiro projeto da Luski que será lançado depois dos devs saírem da faculdade.

Space Chef se passa numa cozinha alienígena com instruções em línguas alienígenas que precisam ser traduzidas antes de serem feitas. O jogo cooperativo precisa de comunicação constante e é um prato cheio pra gerar caos e brigas entre amigos.

15 - Arconauta (Ilex Games)

Arconauta traz história sobre arqueologia e memórias
Foto:

Uma história em quadrinhos jogável com mecânicas de point and click e rpg, Arconauta é um projeto ainda em estágios iniciais de desenvolvimento. A aventura terá um fluxo narrativo em que você faz escolhas que influenciam a história e puzzles que também mudam o caminho dos personagens. O jogo é uma evolução de Soul Gambler, um dos primeiros projetos da Ilex Games

Arconauta envolve história e viagem no tempo com muitos questionamentos sobre as escolhas de um arqueólogo. Esse historiador precisa aprender coisas nas suas viagens pelo tempo pra repensar seus caminhos. A primeira está sendo feito através do incentivo do ProAC e o restante do jogo deve sair com o auxílio de financiamentos coletivos e em capítulos.

Publicidade

16 - Cupid Island (Supernova Games)

Mais um da Supernova, Cupid Island é um simulador de casamenteiro misturado com jogo de fazendinha. Você precisa construir e expandir sua ilha enquanto coleta os bons sentimentos e junta casais para morarem na sua Ilha Cupido.

O jogo vai ter suporte para mods e a cupida Aelia vai poder interagir com esses casais recém-formados e presenteá-los para melhorar seus relacionamentos. Cupid Island tem muita customização e atividades pra passar o tempo - e quem sabe achar o seu próprio parzinho.

17 - Doomed Lands (Nibb Games)

Um jogo de sobrevivência e exploração com pixel-art cartunesca inspiradíssimo nos clássicos do gênero como Stardew Valley e Terraria. Aqui você precisa dar seus pulo em uma terra desolada coletando recursos, construindo bases e derrotando diferentes inimigos.

Doomed Lands tem cinco chefes distintos, vários biomas e criaturas pra explorar e muitos itens pra achar e craftar, além de um modo roguelike pra deixar as coisas um tequinho mais interessantes. O jogo da Nibb Games ainda não tem data de lançamento.

Publicidade

18 - Flunky Farm (Vneta Games Studio)

Um arena battler completamente caótico e monstruosamente fofo
Foto:

Puro caos em formato de jogo, Flunky Farm é uma batalha frenética numa arena com 30 monstrinhos engraçados que precisam se enfrentar enquanto sobrevivem a bolas gigantes, tempestades de raios e outros empecilhos que vão cair na sua cabeça.

Cada monstro tem habilidades diferentes, como um gatinho que fica invisível e pode te surpreender, um dinossauro parrudo e arisco ou um troll que solta catarro e peida pra te jogar longe. Um show de escatologia saudável feito pela Vneta Games Studio.

19 - Secret Blade (3 Towers Studio)

Mais um Overcooked-like, Secret Blade leva a mecânica de construção para as forjas misturada numa narrativa de bem contra o mal. Esquente e combine metais, afie suas lâminas e faça as armas que seus clientes querem enquanto sua oficina é invadida por monstros.

Além do modo tradicional de construção e cooperação, o jogo da 3 Towers também apresenta batalhas contra chefes baseados em várias culturas e tempos diferentes - do hindu ao europeu medieval - e armas tradicionais dessas eras.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações