O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou que não vê, no momento, nenhum risco iminente para o país europeu, apesar das ameaças iranianas de atacar pontos turísticos em retaliação à guerra iniciada por Estados Unidos e Israel.
Na avaliação do chanceler, as declarações de Teerã "foram muito vagas", embora não devam ser subestimadas.
"Nossas forças de segurança e agências de inteligência estão em ação desde o início da guerra e, portanto, os controles foram intensificados. Isso, no entanto, não deve nos levar a temer tudo, porque, no momento, não vejo nenhum risco iminente em nosso país", disse Tajani em entrevista à TG4.
O político italiano acrescentou que "é correto que o nível de segurança seja reforçado, justamente porque a prevenção é essencial".
Tajani reuniu-se com embaixadores de Roma no Oriente Médio para analisar a evolução da crise no Golfo, tanto no âmbito político quanto na assistência a cidadãos italianos. O encontro também abordou a situação do Estreito de Ormuz e seus possíveis impactos no fluxo global de energia.
O porta-voz do Exército iraniano, Sardar Shekarchi, citado pela agência de notícias ISNA, alertou que ?não demorará muito para infligir a punição? que Estados Unidos e Israel ?merecem? pelo ?assassinato de funcionários do governo e de alguns comandantes? da nação persa.
?De agora em diante, centros turísticos e de lazer ao redor do mundo serão inseguros para os inimigos?, afirmou.