URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Rússia diz que EUA enfrentam humilhação na Ucrânia como no Vietnã

21 abr 2024 - 16h06

A Rússia disse neste domingo que o apoio dos parlamentares norte-americanos com mais 60,84 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia mostrou que Washington estava se aprofundando em uma guerra híbrida contra Moscou que terminaria em humilhação equivalente à dos conflitos do Vietnã ou Afeganistão. 

A invasão em grande escala da Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin em 2022 desencadeou as piores consequências nas relações entre a Rússia e o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, de acordo com diplomatas russos e norte-americanos.

Publicidade

No sábado,  os EUA aprovaram com amplo apoio bipartidário um pacote legislativo de 95 mil milhões de dólares que fornece assistência de segurança a Ucrânia, Israel e Taiwan, apesar das duras objeções de alguns republicanos de extrema-direita.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que estava claro que os Estados Unidos queriam que a Ucrânia "lutasse até o último ucraniano", inclusive com ataques a territórios soberanos russos e a civis.

"A imersão cada vez mais profunda de Washington na guerra híbrida contra a Rússia se transformará num fiasco ruidoso e humilhante para os Estados Unidos, como o Vietnã e o Afeganistão", disse Zakharova.

A Rússia, disse ela, dará "uma resposta incondicional e resoluta" à iniciativa dos EUA de se envolverem mais na guerra da Ucrânia.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações