AO VIVO
Entenda o que pode mudar com a morte do presidente do Irã no Terra Agora

Presidente iraquiano encarrega Nouri al-Maliki de formar Governo

11 nov 2010 - 19h58

Em discurso pronunciado diante do Parlamento logo após ter sido reeleito, o presidente do Iraque, Jalal Talabani, encarregou nesta quinta-feira o primeiro-ministro em fim de mandato, Nouri Al-Maliki, de formar um novo gabinete.

Talabani disse que é necessário um Governo de participação nacional que comece imediatamente a cobrir as necessidades dos serviços básicos.

Segundo a Constituição iraquiana, a partir de sua designação, Al-Maliki tem 30 dias para nomear a nova equipe, e tanto a lista de ministros quanto o programa governamental necessitam passar pela aprovação do Parlamento por maioria absoluta.

Após ser designado chefe de Estado, Talabani disse que recebia o cargo em uma etapa, em suas próprias palavras, "muito delicada".

"Este foi um passo que esperou muito tempo", declarou o presidente, em referência aos quase cinco meses gastos para escolher as máximas autoridades desde a primeira reunião da Assembleia, em 14 de junho.

A designação de Talabani, a nomeação de um novo presidente do Parlamento e a escolha de Al-Maliki para formar o Governo fazem parte dos acordos aos quais os partidos chegaram nas últimas horas para superar a crise política.

"Hoje é um dia de vitória para o livre arbítrio no Iraque", finalizou o presidente.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se