Ucrânia diz que armamentos chegam da Rússia ao leste do país

19 jul 2014 - 12h41

Um porta-voz do conselho de segurança da Ucrânia disse no sábado que equipamentos militares foram trazidos à região de Luhansk no leste do país pela fronteira com a Rússia durante a noite.

Publicidade

"Durante a noite, 15 peças de equipamento militar foram trazidos do lado da Federação Russa no território da região de Luhansk", afirmou o porta-voz em uma entrevista coletiva. Ele disse também que os rebeldes pró-Rússia têm trazido equipamentos para o local da queda do avião da Malaysia Airlines para remover destroços.

Mais cedo, o chefe de contra-inteligência da Ucrânia disse que há "provas irrefutáveis" de que a Rússia teve papel decisivo na derrubada do avião da Malásia, por ter fornecido um sistema de mísseis e equipe aos rebeldes.

"Temos provas irrefutáveis de que esse ato terrorista foi cometido com a ajuda da Federação Russa. Sabemos claramente que a equipe desse sistema era composta por cidadãos russos", disse Vitaly Naida em entrevista a jornalistas.

Segundo ele, Kiev tem evidências de que três sistemas de mísseis guiados por radar BUK-1 ou SA-11 entraram na Ucrânia vindos da vizinha Rússia, junto com uma equipe de três homens. "Temos informações sobre essas três pessoas que vieram junto com esses sistemas do território russo", disse.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se