Braço da Al-Qaeda no Magrebe lança vídeo com refém francês

Este é o único francês que é mantido como refém no mundo

18 nov 2014 - 07h44
(atualizado às 07h51)
O francês apareceu em vídeo divulgado por grupo que é braço da Al-Qaeda
O francês apareceu em vídeo divulgado por grupo que é braço da Al-Qaeda
Foto: Twitter

O grupo radical Al-Qaeda do Magrebe (Aqmi) divulgou nesta segunda-feira um vídeo de Serge Lazarevic, o único francês que ainda está sendo mantido como refém no mundo, junto com um holandês, informou o centro americano de monitoramento de sites jihadistas SITE.

O governo francês confirmou a autenticidade do vídeo, e revelou que "o presidente da República está em contato permanente com as autoridades dos países da região para utilizar todas as formas de diálogo que permitam obter a libertação do nosso refém", sequestrado no Mali em 2011.

Publicidade

O refém francês não indica quando o vídeo foi gravado, mas o holandês, Sraak Rijke, fala de uma filmagem feita em 26 de setembro, ou seja, o milésimo dia de sua detenção, revela o SITE.

No vídeo de quatro minutos, Serge Lazarevic diz em francês que está doente e que sua vida corre perigo. Ele é filmado na cabine de uma picape, com barba e usando uma túnica tuaregue tradicional.

O presidente francês, François Hollande, "foi informado pelos serviços competentes da autenticidade do vídeo envolvendo Serge Lazarevic", revelou o Palácio do Eliseu.

"A família do nosso compatriota se mantém informada, de forma contínua, sobre os esforços" realizados para obter a libertação de Lazarevic.

Publicidade

Serge Lazarevic foi sequestrado junto com outro francês, Philippe Verdon. Ambos viajavam a negócios. Verdon foi encontrado morto com um tiro na cabeça em julho de 2013, seis meses depois do início da mobilização das forças francesas no Mali.

O refém - um homem de 1,98 metro e 120 quilos - apareceu pela última vez em junho de 2014, em um vídeo divulgado pela rede de televisão Alaan, baseada em Dubai, no qual Lazarevic, de 50 anos, pedia a Hollande que atuasse por sua libertação.

Lazarevic é o último refém francês no mundo, após a execução de Hervé Gourdel, cuja decapitação foi divulgada em um vídeo no dia 24 de setembro passado, atribuído ao grupo argelino Jund al-Khilafah, ligado ao Estado Islâmico (EI).

Gourdel havia sido sequestrado quatro dias antes, em Kabilia, no leste de Argel.

O holandês Rijke aparece no vídeo desta segunda-feira com barba e falando inglês. O homem foi sequestrado em Tombuctu, durante uma viagem de turismo, no dia 25 de novembro de 2011, ao lado de um britânico e de um sul-africano. Na ação, um alemão que tentou resistir foi morto.

Publicidade

Rijke, 54 anos, maquinista de trem, já apareceu em outro vídeo, gravado em pleno deserto e difundido pelo AQMI em agosto de 2012, no qual também pedia sua libertação.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se