FBI inocenta Hillary por uso de e-mail e acirra eleição

Declaração da agência vem horas antes do voto para a Casa Branca

7 nov 2016 - 09h08
Hillary atravessou a campanha sendo questionada pelo uso de um servidor privado para trocar e-mails confidenciais enquanto era secretária de Estado
Hillary atravessou a campanha sendo questionada pelo uso de um servidor privado para trocar e-mails confidenciais enquanto era secretária de Estado
Foto: Getty Images

Faltando poucas horas para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, o FBI isentou pela segunda vez a democrata Hillary Clinton pelo uso de uma conta particular de e-mail para tratar assuntos oficiais quando era secretária de Estado, no primeiro mandato de Barack Obama.

O caso era um dos mais polêmicos que rondavam a candidatura à Casa Branca de Hillary, que foi criticada pelo seu adversário, o magnata republicano Donald Trumpo, por colocar informações sigilosas do governo em risco.

Publicidade

O diretor do FBI, James Comey, relevou em uma carta a congressistas na noite de domingo (6) que os e-mails de Hillary foram examinados pela segunda vez e que a conclusão é de que a democrata é inocente.

A declaração do FBI favorece Hillary a apenas um dia das eleições presidenciais, que ocorrem amanhã (8), mas Trump ainda não desistiu de atacar a adversária. "Agora cabe aos norte-americanos fazer justiça nas urnas em 8 de novembro", disse. "Hillary é culpada. Ela sabe disso, o FBI sabe, todo mundo sabe", acusou o magnata em um comício em Sterling Heights, no Michigan. "É inacreditável, é impossível examinar 650 mil e-mail em oito dias. É um sistema totalmente falso."

Fonte: Ansa
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações