Atentado em Boston: polícia identifica chechenos como principais suspeitos

Tamerlan Tsarnaev, 26, foi morto pela polícia, e Dzhokhar A. Tsarnaev, 19, é procurado na região de Boston; parente os definiu como "perdedores"

19 abr 2013 - 08h36
(atualizado às 15h02)

A polícia de Boston confirmou nesta sexta-feira os dois suspeitos de realizar o atentado contra a maratona de Boston como Tamerlan Tsarnaev e Dzhokhar A. Tsarnaev. Tamerlan, 26 anos, foi morto em um tiroteio com a polícia entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira; Dzhokhar, 19 anos e ainda solto, estaria escondido em Watertown, em Boston, cujas localidades estão sitiadas desde o início do dia.

Publicidade

Os nomes dos dois suspeitos foram confirmados pelo FBI, a polícia federal americana e responsável pela investigação do atentado na capital do Massachusetts que deixou três mortos e mais de 100 feridos. No entanto, o perfil da dupla ainda é predominantemente cercado de informações imprecisas e especulações sobre suas origens, histórias de vida e motivações ideológicas.

Informações de diversas fontes ouvidas e divulgadas pela mídia americana apontam se tratar de dois irmãos de origem chechena. A Chechênia se localiza no Cáucaso, na encruzilhada entre Rússia, Europa e Oriente Médio. Trata-se de uma região instável, marcada por movimentos separatistas e, mais recentemente, ações e atentados terroristas. Além do componente étnico (parte da popualação chechena deseja a independência da Rússia), compõe o complexo mosaico da região o elemento islâmico, cuja religião foi recentemente adotada por alguns grupos insurgentes atuantes na região.

Afora a origem chechena, todavia, pouco pode ser afirmado por ora sobre a história de vida dos dois homens suspeitos do ataque em Boston. Há relatos de fontes não declaradas de que pelo menos Dzhokhar teria passado parte da vida no Cazaquistão e no Quirguistão, dois países da Ásia Central e ex-constituintes da antiga União Soviética. Dzhokhar seria um estudante bolsista de uma instituição americana de ensino e aparentemente vivia há mais tempos nos Estados Unidos que Tamerlan - apontado como o suspeito "número 1" do atentado e supostamente um entusiasta das lutas de MMA.

Informações disponíveis nas páginas pessoais de ambos na internet apontam indícios de seu perfil político-ideológico. Tamerlan, por exemplo, compartilhava vídeos relacionados à profissão de fé e à doutrina do islamismo, enquanto que Dzhokhar participava de grupos ligados à Chechênia em sua página do VK, uma rede social europeia. Nenhum destes indícios foi endossado ou analisado oficialmente pela polícia, que não deu pistas sobrea motivação da dupla.

Publicidade

Ruslan Tsarni, o homem que se identificou como tio de ambos, negou que eles tivessem qualquer motivação ideológica religiosa para matar pessoas em Boston e os qualificou de "perdedores". O governador da Chechênia, Ramzan Kadyrov, mostrou-se cético sobre a verdade da filiação chechena dos suspeitos. "Não conhecemos os Tsarnaev, eles não viveram na Chechênia, eles viveram e estudaram nos Estados Unidos. O que aconteceu em Boston é de responsabilidade dos serviços especiais americanos", declarou, citado pela agência pública Ria Novosti.

Foto: Terra

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações