Escritor indiano cria partido político inspirado em Trump

17 jan 2017 - 15h20
(atualizado às 16h39)

O escritor indiano Sanjay Singh Yadav apresentou em Nova Délhi nesta terça-feira o Partido Trumpista da Índia, uma formação independente inspirada no presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e com a qual pretende reunir "a elite do país e as castas excluídas".

Foto: EFE

"O ideal do partido é inspirado na vida de Donald Trump, na maneira com a qual reuniu diferentes elementos da sociedade para fazer os Estados Unidos grandes de novo", explicou Yadav após o ato de apresentação, citando o lema de campanha do magnata republicano.

Publicidade

O criador do partido disse diante de aproximadamente dez seguidores que pretende representar politicamente tanto os "grupos de poder como os excluídos, que são 90% da sociedade indiana", para alcançar o "bem-estar geral".

O pupilo político de Trump elogiou a "honestidade e integridade política" do futuro governante americano e anunciou que seus principais objetivos são reformar o parlamento indiano e conseguir uma distribuição equitativa das propriedades, que agora, afirmou, permanecem a poucos.

Para isso, esclareceu que contará com o apoio da "maioria silenciosa" uma vez que sua mensagem política seja difundida.

"Trump é um independente que está transformando a política americana. É uma inspiração para um novo governo indiano", comentou Yadav sobre o presidente eleito dos EUA, o qual apoia desde os primeiros dias da disputa eleitoral americana.

Publicidade
Foto: EFE

A eleição de Trump foi recebida com alegria por algumas formações indianas da extrema direita hindu, embora o partido de Yadav seja o primeiro plenamente inspirado em Trump.

Evitando o plano ideológico, os seguidores do novo partido político na Índia se preocuparam com aspectos práticos que afetam diretamente a população do país.

"Queremos que, com Trump, o processo para conseguir vistos de trabalho para os engenheiros e profissionais indianos seja facilitado", disse Dinerh Badal, um aposentado de 60 anos que compareceu ao ato realizado em Nova Deli.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se