O presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo, 4, que irá propor uma reforma no poder judiciário, limitando o tempo de ministros indicados ao Supremo Tribunal Federal.
- A partir das 17h, o Terra terá uma live especial e fará a apuração em tempo real do primeiro turno das eleições 2026. Fique ligado!.
“Ganhando as eleições, vou propor para o ano que vem uma reforma no Poder Judiciário. Também que ter uma reforma na política. Não é possível a gente continuar com a promiscuidade política. Não é possível. Eu tenho que chamar juristas, as pessoas que conhecem do mundo do Direito para a gente escolher um critério para escolher quem vai para a Suprema Corte”, afirmou.
Lula acrescentou que deseja rever o tempo de mandato de um ministro da Suprema Corte caso seja reeleito e defendeu uma maior presença de mulheres.
“Eu quero definir que quem quiser ser ministro da Suprema Corte não pode querer ser rico. É incompatível. Aquilo é um sacerdócio e as pessoas estão lá para cumprir uma função e para cumprir a Constituição. A Suprema Corte está precisando de mais mulheres, acho que aliás o poder público inteiro está precisando de mais mulheres”.
O presidente afirmou que está muito confiante com o resultado das eleições este ano e disse que está certo de que irá ganhar como candidato à reeleição.
“Eu estou confiante no governo que nós fizemos. Estou confiante na necessidade do povo brasileiro Estou confiante que fizemos muito. Mas ainda é preciso fazer muito mais porque são 500 anos de atraso e você não resolve 500 anos em 10 anos, 15 anos ou 20 anos. É preciso muito tempo para a gente consertar esse País. O que nós fizemos até agora foi uma coisa que para muitos parecia impossível. Nós conseguimos recuperar o Brasil, controlar a inflação, voltar ao crescimento, aumentar o salário mínimo, fazer uma verdadeira revolução na educação desse país”, declarou.
Lula também criticou os que defendem a facilitação de venda de armas, e acrescentou que o Brasil só irá para frente facilitando a distribuição de livros didáticos nas escolas.
“O Brasil não irá para frente com um miliciano, o Brasil não irá para frente com essa orgia que se faz em torno da quadrilha do Banco Master. O Brasil vai para frente com seriedade, com comportamento de caráter e dignidade dos seus governantes. Portanto, o jogo está jogado. Quando for 17h, vamos ver que tipo de Brasil o povo escolheu”, completou.
Lula conversou com a imprensa após votar em uma escola estadual em São Bernardo do Campo (SP), por volta das 9h15. Nos arredores do colégio eleitoral, apoiadores em um grupo tímido aguardavam a chegada do presidente.