Oferecimento

CNU, o Enem dos Concursos, é adiado

O Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos anunciou na tarde de hoje, 3 de maio, que o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como Enem dos concursos, foi adiado.

3 mai 2024 - 15h30
(atualizado às 16h49)

O Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos anunciou na tarde de hoje, 3 de maio, que o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como Enem dos concursos, foi adiado. As provas seriam aplicadas no próximo domingo (5) em todo o Brasil.

CNU, o Enem dos Concursos, é adiado
CNU, o Enem dos Concursos, é adiado
Foto: Brasil Escola

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o concurso não ocorrerá mais neste domingo por causa dos fortes efeitos das chuvas no Rio Grande do Sul (RS).  

Publicidade

A ministra avisou que medida foi adotada em conjunto com a Procuradoria Geral da União, Força Nacional, Polícia, Fundação Cesgranrio e outros õrgãos.

"A solução mais segura para todos os candidatos de todos os estados é, de fato, o adiamento da prova do Enem dos Concursos em todo o Brasil. Assim, quando o certame realmente foi realizado, todos os concurseiros poderão ter as mesmas condições e integridade física. Ainda não temos uma nova data para realização das provas do CNU"

Esther Dweck

Para Esther, o cenário da região Sul é extremamente agravante, pois há 80 mil pessoas que realizariam as provas e mais de 20 mil cuidando da organização das provas. Além disso, há muitos como bloqueios de estradas o que impede que os concurseiros se desloquem ao local de prova.

"Entendemos que é impossível realizar o concurso no estado do Rio Grande do Sul. É o momento de nos solidarizar com os parentes que perderam pessoas e ajudar a encontrar pessoas desaparecidas no estado que passa por essa calamidade", afirmou.

O Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta, comentou que há uma série de situações que devem ser resolvidas neste momento já considerado de calamidade pública de proporções inéditas no estado do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Calamidade no RS

Mais de 150 cidades do estado do Rio Grande do Sul foram devastadas em razão das fortes chuvas que tiveram início na sexta-feira da semana passada, 26 de abril. Entre os prejuízos, contabilizam-se mortes, vários desaparecidos e desabrigados e inúmeros transtornos físicos. A Defesa Civil informou hoje que já são 37 mortos e 74 feridos no estado.

A Prefeitura de Porto Alegre decretou ontem (2) à noite estado de calamidade pública na cidade. O prefeito Sebastião Melo disse que, até o momento, há 450 pessoas desabrigadas na capital do Rio Grande do Sul. Além disso, foram registradas 37 mortes. 

O Governo Federal está efetuando ações de socorro e trabalho de resgate da população atingida. Ao todo, são mais de 600 integrantes das Forças Armadas, botes salva-vidas, caminhões e o mínimo de oito helicópteros.

Concurso Nacional Unificado

No total, o CNU recebeu 2.144.397 inscritos. Desse total, a maioria encontra-se com idades entre 25 e 34 anos. Esse universo representa 38,3% dos candidatos ou 821.523 inscrições.

Publicidade

A ministra afirmou que mais de 200 mil pessoas estão trabalhando no concurso em todo o país.

As provas seriam realizadas simultaneamente em 228 cidades do Brasil. Os conteúdos que serão cobrados variam de acordo com cada carga e área de atuação. 

O resultado preliminar do CNU sairia no dia 3 de junho. Já o final em 30 de julho. O calendário do certame prevê que no dia 5 de agosto será realizada a convocação para posse e cursos de formação.

Vagas do CNU

O Concurso Nacional Unificado oferece 6.640 vagas em 26 capitais de estado, Brasília e cidades do interior dos estados.

Ao todo, são 16 cargos distribuídos em 21 órgãos federais, como, por exemplo, o próprio MGI, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Cultura, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).

Auditor-fiscal do trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego é o cargo que tem mais vagas. Ao todo, são900 oportunidades.

Publicidade

O concurso reserva cotas para indígenas (30%), pessoas negras (20%) e pessoas com deficiência (5%).Confira o quadro de vagas completo aqui.

Blocos temáticos do CNU

Os interessados em se inscrever no Enem dos Concursos precisam fazer o cadastro na conta gov.br. Primeiramente os candidatos devem escolher um dos blocos temáticos e, em seguida, os cargos aos quais querem concorrer por ordem de preferência.

Confira abaixo os blocos temáticos:

  • Administração pública

  • Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação

  • Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário

  • Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Políticas sociais, justiça e saúde

  • Trabalho e Previdência

  • Dados, Tecnologia e Informação

  • Nível Intermediário

*Com informações da Agência Brasil

Crédito da imagem:

[1] Shutterstock

Por Silvia Tancredi

Publicidade

Jornalista

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se