Patrocínio

BA: na chegada, médicos cubanos falam em missão de "solidariedade"

Pelo menos 400 médicos cubanos já chegaram ao Brasil. Até o final do ano, o número vai atingir 4 mil profissionais, conforme o acordo assinado

26 ago 2013 - 00h43
(atualizado às 07h39)

Com mais de duas horas de atraso, chegaram na noite deste domingo a Salvador 50 médicos que trabalharão em municípios pobres baianos por meio do programa federal Mais Médicos. Eles foram recepcionados por integrantes do governo do Estado, deputados federais e membros de partido e de movimentos de esquerda.

Em conversa com os jornalistas, os profissionais negaram que tenham vindo ao País obrigados pelo governo cubano e falaram em “solidariedade”. Na saída para o saguão do terminal, ouviram palavras de ordem como “cubano amigo, Brasil está contigo” e agradecimentos pela aceitação a integrar o projeto. Uma das médicas chegou a chorar e disse que vir ao Brasil era uma ocasião “muito emocionante”.

Publicidade

De acordo com Ivette López, não é verdadeira a acusação de setores ligados a partidos e organizações oposicionistas sobre uma suposta obrigação do regime da Ilha em vir ao País. “Não é certo (a sugestão de obrigação). Não é verdade. Nós viemos aqui somente por solidariedade. Igual em outros países quando trabalhamos”, negou. 

A médica defendeu que os profissionais cubanos que chegaram à Bahia têm larga experiência em atendimento em outros países e continentes e que o objetivo do grupo é a ajudar o povo, enquanto a remuneração é um assunto de importância menor. “Não há preocupação com quanto vamos ganhar ou a bolsa. Esta não é a preocupação. Nós viemos aqui só por solidariedade”, disse.

Emilio Vital, um dos três médicos escolhidos pelo governo da Bahia para conversar com os jornalistas no aeroporto, disse que todos os colegas que vieram manifestaram a vontade de trabalhar em solo brasileiro. Ele também tem consciência de que as condições de trabalho não serão ideais e, por isto, disse não ver problema na impossibilidade de trazer familiares ao país.

Treinamento

Publicidade

Os profissionais caribenhos serão enviados para 22 municípios da Bahia considerados de extrema pobreza para trabalhar em unidades de saúde básica. Segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, todas as unidades estão equipadas, porém sofrem com a ausência de médicos. Muitas delas, ele afirma, já têm equipes técnicas e de enfermeiros, mas ainda não o médico responsável.

INFOGRÁFICO: REVALIDAÇÃO DO DIPLOMA MÉDICO

Conheça a história de médicos brasileiros que se graduaram fora do País e por que é necessário revalidar o diploma para poder trabalhar no Brasil

Haverá três semanas de avaliação dos profissionais, com cursos de língua portuguesa, adaptação ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à realidade do interior baiano. O secretário reforçou ainda que, apesar da chegada dos cubanos via Mais Médicos, o governo da Bahia tem convênios com a Organização Pan-Americana de Saúde que traz médicos de outras nacionalidades para trabalhar na Bahia.

Solla criticou também os detratores do projeto e disse que “quem é contrário a esse programa (Mais Médicos) é contrário à saúde pública brasileira, é contrário à população mais excluída”. 

“Se você for ver quem são esses municípios, são populações que moram em regiões de maior distância da capital, dos centros urbanos. Nós fizemos investimentos em três governos para fazer mil postos de saúde, equipados e com equipe. Infelizmente o número de médicos não cresceu na mesma proporção e esse reforço é fundamental. O Brasil não é o primeiro País (a aceitar médicos cubanos). São mais de 60 países que recebem profissionais médicos de Cuba através de convênios de cooperação com resultados muito positivos.”

Publicidade
ENTENDA O 'MAIS MÉDICOS'
- Profissionais receberão bolsa de R$ 10 mil, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.
- As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais.
- No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros. Eles não precisarão passar pela prova de revalidação do diploma
- O médico estrangeiro que vier ao Brasil deverá atuar na região indicada previamente pelo governo federal, seguindo a demanda dos municípios.
- Criação de 11,5 mil novas vagas de medicina em universidades federais e 12 mil de residência em todo o País, além da inclusão de um ciclo na residência em que os profissionais atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Especial para Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações