Rede social de compartilhamento de estudos é tendência entre jovens de até 19 anos

Influenciadores digitais conquistam milhares seguidores compartilhando suas dicas de estudo

25 fev 2019 - 13h45
(atualizado em 26/2/2019 às 12h36)

De acordo com o estudo realizado e divulgado pelo Instituto Qualibest, os influenciadores digitais já são a segunda maior inspiração na tomada de decisão entre internautas, perdendo apenas para a de influência familiares e amigos. A pesquisa, que tinha o objetivo de analisar quem são e qual o papel dos influenciadores digitais, entrevistou 4.283 pessoas entre homens e mulheres de 18 anos ou mais. Os dados revelam o poder da influência nas redes sociais, confira alguns resultados: 71% dos internautas declararam seguir algum influenciador digital, o impacto aumenta entre jovens de até 19 anos, eles são a maioria do público de seguidores (81%). A mesma pesquisa também confirmou que as redes sociais preferidas dos internautas ainda são Facebook (92%) e Instagram (74%). 

Foto: DINO / DINO

Instagram, a rede social que mais cresce no mundo,  anunciou em 2018 a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o Brasil é o segundo país no ranking com 50 milhões de usuários. Os perfis no aplicativo são os mais variados, além das já tradicionais selfies e fotos de viagens, existem perfis que focam em um determinado tema e que são cada vez mais tendência entre os usuários. 

Publicidade

É o caso dos studygram´s, palavra que une study (estudo) e gram (de Instagram). Essa nova tendência surgiu primeiramente no Japão, faz muito sucesso nos EUA e recentemente chegou ao Brasil. Trata-se basicamente de um perfil na rede social focado especificamente no compartilhamento de estudos. São fotos de resumos de matérias, dicas de organização da rotina de estudos, conteúdos voltados para estudantes do ensino médio que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares. A hashtag #studygrambr tem mais de 77 mil publicações.

"No começo eu não tinha o propósito de ajudar outros estudantes, eu acompanhava outros perfis que compartilhavam suas rotinas de estudo e achei legal postar fotos dos meus cadernos. Hoje meu foco é 100% em ajudar outras pessoas a realizarem seu sonho de entrar em uma universidade pública", explica a estudante Luana Carolina, 19 anos, dona do perfil @luanacarolinastudies que tem mais de 200 mil seguidores na rede social.

A estudante de Curitiba, no Paraná, compartilha sua rotina de estudos desde 2017, porém após desistir do curso de direito em uma instituição privada decidiu entrar em um cursinho para buscar a tão sonhada vaga na Universidade Federal do Paraná. A UFPR entre as dez melhores instituições de ensino superior do país, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha 2018).

Luana conta que fez apenas 5 meses de cursinho semiextensivo e conseguiu a sexta colocação no curso de Psicologia da instituição federal. Toda essa trajetória foi compartilhada com seus seguidores. A estudante adaptou um método de organização da rotina de estudos: "meu cursinho oferecia uma tabelinha simples para organizar os estudos, mas senti a necessidade de adaptar e desenvolvi meu próprio método, fazendo o controle da minha rotina de estudos em um caderno. Me ajudou muito, foi essencial para manter meus estudos em dia. Comecei a compartilhar de forma despretensiosa, as pessoas gostaram e começaram a fazer também", afirma Luana. O método que a estudante disseminou no seu perfil passou a ser chamado pelos seguidores de "Método Luana".

Publicidade

Método dos quadradinhos

O método de estudo adaptado e disseminado por Luana, consiste em organizar em um único caderno as matérias que você irá estudar no dia. Para cada assunto o estudante deve fazer um quadradinho, escrever na frente o tema a ser estudado e a página da apostila. Após a leitura e a realização dos exercícios o estudante pinta o quadradinho para sinalizar que terminou o estudo de determinado assunto. A meta é pintar todos os quadradinhos do dia e assim manter a rotina de estudos organizada. "Parece bobo e óbvio pintar um quadradinho, mas é algo que cria o hábito de estudar todos os dias e cumprir metas", explica Luana Carolina.

No perfil da estudante é possível comprovar a eficiência do método por meio dos comentários da audiência: "esse método contribuiu muito para eu passar em medicina em uma universidade pública com um ano de cursinho", afirma uma seguidora.

Além do perfil no Instagram, Luana Carolina também compartilha dicas e inspiração de estudos em seu canal do YouTube, que conta com mais de 380 mil inscritos. A estudante planeja lançar em breve um curso online, "com o Study Academy eu quero ajudar estudantes compartilhando os hábitos que fizeram eu mudar a minha vida estudantil, como dicas de organização e na área emocional também", finaliza Luana.

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações