Com UTIs lotadas, RN transfere pacientes para o interior

Pacientes estão sendo levados de Natal a Mossoró, a 300 quilômetros de distância. Leitos críticos têm 90% de ocupação. Mesmo sem respaldo científico, prefeito da capital continuar a recomendar ivermectina

24 fev 2021 - 05h10
(atualizado às 07h30)

NATAL - Com índice de ocupação de leitos crítico no sistema público de atendimento aos casos graves de covid-19, acima dos 92% na Grande Natal, os pacientes que necessitam de tratamento numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região estão sendo transferidos via aérea para a cidade de Mossoró, a 300 quilômetros de Natal.

Paciente com Covid-19 na UTI de hospital em Porto Alegre (RS) 
19/11/2020
REUTERS/Diego Vara
Paciente com Covid-19 na UTI de hospital em Porto Alegre (RS) 19/11/2020 REUTERS/Diego Vara
Foto: Reuters

Entre a segunda-feira, 22, e esta terça-feira, 23, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) fez a remoção de quatro pacientes, três deles fazendo uso de oxigênio artificial. Em todo o Rio Grande do Norte, a taxa de ocupação de leitos críticos para a covid-19 se aproxima dos 90%, conforme dados da Plataforma Regula RN, da Sesap.

Publicidade

Conforme a infectologista integrante do Comitê Científico da Sesap/RN, Marise Freitas, a situação do Estado é crítica. "O sistema de saúde da Grande Natal está colapsado, sim, não tenha dúvidas. Agora, tem gente na fila (por leitos críticos) e que pode morrer", alerta.

Somente na Central de Regulação da Região Metropolitana, 30 pacientes aguardam leitos críticos na tarde desta terça-feira. O número disponível é de 16. O estrangulamento da rede de saúde específica para o tratamento da covid não se restringe ao serviço público. Dos seis maiores hospitais particulares de Natal, três estão com as UTIs lotadas e um deles chegou a fechar, por quatro horas, o serviço de pronto-socorro no domingo passado.

"Não houve medida de proteção adequada e o número de pessoas que precisam do sistema de saúde aumentou. A taxa de ocupação acima de 80% é preocupante, pois reduz a rotatividade das UTIs. Os pacientes passam mais tempo, demandando mais cuidados quando não morrem. E o paciente que demanda UTI, o faz por uma necessidade urgente. Ou ele é colocado nesse leito ou a chance de morrer aumenta", alerta Marise Freitas.

"Com as taxas atuais, ultrapassamos o nosso limite prudencial. É hora de toda a sociedade fazer um pacto social. O ideal, agora, é parar de circular, não encontrar pessoas", sugere a especialista.

Publicidade

Como tentativa de mitigar a disseminação do coronavírus - o Sars-Cov-2 e as duas linhagens P1 e P2 confirmadas em circulação no Rio Grande do Norte pelo Ministério da Saúde -, a governadora Fátima Bezerra (PT) emitiu novo decreto restringindo o horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 22h. Além disso, anunciou a abertura de aproximadamente 60 novos leitos críticos na Grande Natal para dar vazão à demanda crescente de internações pela covid-19.

"Nossos hospitais estão praticamente lotados e a Região Metropolitana (de Natal) é nossa grande preocupação no momento. Estamos correndo contra o tempo, cobrando o Ministério da Saúde para agilizar o processo das vacinas e enviá-las em número suficiente para que possamos imunizar integralmente a nossa população", declarou em nota a gestão de Fátima.

Prefeito de Natal defende ivermectina

Em meio ao avanço da doença no Estado, o prefeito da capital Natal, Álvaro Dias (PSDB) mantém o discurso em defesa da ivermectina. Recentemente, o fabricante do remédio, a MSD, disse não ter enxergado respaldo científico para aplicação contra o novo coronavírus, o que poderia envolver riscos desconhecidos. A farmacêutica desaconselhou, então, o uso do medicamento nesse contexto.

A posição da empresa e de especialistas não tem demovido a defesa feita pelo prefeito da capital potiguar. "A grande saída é a ivermectina, com a dosagem indicada pelo médico. É ela que impede o acometimento da doença na forma mais grave", declarou o prefeito, que é médico pediatra. Não há estudos que indiquem os efeitos citados por Dias.

Publicidade

De acordo com Marise Freitas, cerca de 90% dos pacientes atendidos na rede pública de saúde com sintomas ou diagnosticados com a covid confirmaram o uso da ivermectina como medida preventiva. "A maioria dos pacientes usa terapia precoce, seja ivermectina ou azitromicina, por conta própria ou prescrita. Criou-se uma falsa segurança induzida pelo poder público", critica a especialista.

Dias confirmou nesta semana a abertura de mais 20 leitos de UTI no Hospital Municipal de Campanha e a restrição do horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 22h, além da proibição de venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência após esse horário.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se