"Temos medo de usar nossas camisetas na rua", dizem membros de movimentos estudantis

Estudantes, professores e pesquisadores relatam episódios de ameaça e repressão política

15 ago 2022 - 18h20
(atualizado em 16/8/2022 às 17h57)

Estudantes, professores e pesquisadores membros de movimentos estudantis e políticos reclamam de episódios de ameaças e repressão política neste período pré-eleitoral. Os relatos foram feitos na aula aberta da Universidade de São Paulo (USP) nesta segunda-feira, 15, da qual o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participa.

O evento reuniu milhares de pessoas, incluindo membros de diversos movimentos estudantis, das mais diversas áreas, como grupos feministas, socialistas, em defesa da ciência, meio ambiente, diversidade de gênero e outros. 

Publicidade

A estudante secundarista Malu Leão foi uma dessas pessoas. Ela esteve no evento junto com a União da Juventude Socialista (UJS) e ressaltou a importância da atuação política dos jovens. "Eu acho que a gente está em um cenário político bem complicado e a juventude precisa estar dentro desses movimentos, desses cenários, para conseguir mudar. As pessoas dizem muito que a juventude é o futuro, mas a juventude também é o presente", defendeu. 

Público se reúne para aula aberta de Lula na USP
Video Player

Malu revelou que os membros da USJ tomam cuidado ao usar adereços que os liguem ao movimento. "Temos medo de usar nossas camisetas na rua. Antigamente, a gente saía. Hoje, temos esse receio maior, [saímos] com uma camiseta por cima e só quando estamos com nossa galera junta, tiramos", disse.

Estudante Malu Leão participou de evento na USP representando a UJS
Estudante Malu Leão participou de evento na USP representando a UJS
Foto: Karen Lemos/Terra

Outro estudante que marcou presença no ato foi Lucas Shen, membro do grupo Cientistas Engajados, formados por estudantes e professores que tentam eleger uma bancada de cientistas no Congresso. "Diferente das bancadas que já existem, da Bala, da Bíblia, a Bancada da Ciência vem com a proposta da defesa da universidade pública, do investimento e de outras ações mais", explica. 

Ele acredita que, apesar das intimidações, grandes manifestações realizadas defendendo a democracia estão enfraquecendo os atacantes. "Existe um clima e pessoas mal intencionadas que foram levadas pelo ódio e insufladas para tentar, inclusive, ataques contra nós", disse. "A grande questão é que nós temos feito grandes manifestações que tem intimidado esse setor que não consegue fazer essas ações contra a gente. Então, quanto mais gente estiver do nosso lado, melhor e mais seguro vai ser", completou.

Publicidade
Lucas Shen é membro do Cientistas Engajados, que tenta eleger uma bancada da Ciência no Congresso
Foto: Karen Lemos/Terra

A pesquisadora e também fundadora do Cientistas Engajados, Mariana Moura, conta que, só nessa semana, recebeu o contato de dois pesquisadores que foram ameaçados após se posicionarem politicamente. "Tem um professor na faculdade de Medicina que falou que tiraram foto da placa do carro dele e mandaram pra ele, dizendo que sabiam onde os filhos dele moravam", conta. "Mandando parar de falar de política".

Segundo ela, há a preocupação de represálias contra as manifestações e movimentações do grupo, mas que o trabalho deve continuar. "A gente tem essa preocupação. Agora, nós enquanto cientistas, o que podemos fazer? Denunciar (...) e se organizar para que isso não mais aconteça", defende.

Mariana Moura é uma das fundadoras dos Cientistas Engajados
Foto: Karen Lemos/Terra

Já o movimento feminista Afronte tem algumas recomendações para seus membros, conforme conta a estudante de Direito da USP Leticia Olé. "A gente discute [violência política], é uma preocupação. Bolsonaro, em todo discurso que ele faz, aumenta o tom das ameaças golpistas, com intuitos autoritários e isso se reflete na base dele (...). São pessoas que se sentem encorajadas a praticar atos violentos com quem pensa diferente".

"Então, a gente evita vestir camisas militantes em transportes públicos, sempre andar em grupo nas panfletagens, porque desde 2018 e até pouco antes, o bolsonarismo como fenômeno político tem se mostrado muito violento", explica.

Publicidade
Leticia Olé é estudante de Direito da USP e membro do Afronte
Foto: Karen Lemos/Terra
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações