SP: faixas com ofensas e micaretaço marcam ato anti-Dilma

Evento que reuniu 210 mil pessoas em São Paulo, segundo o Datafolha, e 1 milhão, de acordo com a PM, teve também cartazes com ofensas a Dilma e a Lula, além de pedidos de impeachment e de intervenção militar

15 mar 2015 - 19h36
(atualizado às 20h01)

Uma mistura de segundo turno das eleições presidenciais com micareta de carnaval e final de Copa do Mundo – mas não com a seleção do 7 a 1 para a Alemanha, claro – deu o tom, neste domingo, à manifestação ocorrida na Avenida Paulista, principal cartão postal da cidade de São Paulo, contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e o governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo estimativas da Polícia Militar paulista, cerca de 1 milhão de pessoas participaram do ato; já o instituto Datafolha, em pesquisa encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo, deu 210 mil como número de participantes.

<p>Xingamentos deram o tom a vários cartazes em SP</p>
Xingamentos deram o tom a vários cartazes em SP
Foto: Janaina Garcia / Terra

O protesto foi basicamente convocado e organizado nas últimas semanas pelas redes sociais. Ao menos cinco grupos se fizeram de porta-voz dos manifestantes, com carros de som, vuvuzelas, cornetas e bandeiras que pediam desde o impeachment de Dilma à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antônio Dias Tóffoli. Entre os presentes, crianças e animais de estimação também engrossaram o ato.

Publicidade

A maioria dos participantes vestia roupas verdes, amarelas e azuis. Muitos optaram por usar camisas da Seleção Brasileira, desde modelos mais recentes até os “retrô”. Enquanto gritavam coros como “Fora Dilma”, “Fora PT” e “Lula, cachaceiro, roubou o meu dinheiro”, carregavam cartazes com as mais diversas mensagens. “Guerrilheira de mierda” (com fotos da presidente e de Che Guevara), “Petrolão, Brazilian Shame”, “PT is a terrorist group”, “PT vai para Cuba que pariu” e “A culpa não é minha, eu votei no Aécio” foram alguns deles. Parte dos manifestantes partiu para recados mais ofensivos, como “Dilma p***” e “Dilma, eu pago sua passagem para a Indonésia”.

SP: manifestante xinga a presidente em cartaz
Foto: Elisa Feres / Terra

Entre um grito e outro, manifestantantes comandados pelo coletivo "Revoltados Online" entoavam o "Rock do Impeachment" próximo ao Masp. Entre um grupo e outro, ambulantes faturavam com a venda livre de espetinhos, hot-dogs, cervejas e refrigerantes.

Pedidos de “intervenção militar constitucional”

Entre os grupos com carros de som, estava o coletivo intitulado “S.O.S. Forças Armadas”, que abraçou a proposta de “intervenção militar constitucional” e rechaçou outros políticos e partidos que, em eventual caso de renúncia ou impeachment da presidente, assumiriam o poder – sobretudo o PMDB.

Publicidade

“Os comunistas merecem um tapa no pé do ouvido dado pelo povo brasileiro. Graças a esses homens das Forças Armadas o Brasil não virou uma Venezuela”, disse um dos porta-vozes dos defensores da intervenção em cima do caminhão de som. Entre o grupo de aproximadamente 300 pessoas que acompanharam atentas, com aplausos e cartazes (em inglês e português), os pronunciamentos, estava a advogada Kátia Alonso, 42 anos, ao lado da filha de 13 anos “estudante de colégio militar”.

Manifestante exibe cartaz contra a presidente Dilma Rousseff, na Avenida Paulista
Foto: Elisa Feres / Terra

“O impeachment da Dilma não vai resolver, porque entraria gente do PMDB. A intervenção militar tem respaldo na Constituição; os militares entram, fazem uma faxina, prendem os corruptos, e, em 90 dias, chamam novas eleições diretas. Não se trata de golpe, nem de ditadura”, jurou. Indagada sobre os mortos e desaparecidos do regime militar no Brasil, a advogada rebateu: “Eram todos comunistas. E nossa Constituição prega a democracia – o socialismo é crime”, defendeu.

A estudante Bianca Santos, de 22 anos, defende a intervenção militar porque é "contra o comunismo"
Foto: Janaina Garcia / Terra

Com 22 anos e um cartaz em que se dizia “grato (sic) pela revolução redentora de 1964”, a estudante Bianca Santos admitiu que sequer havia nascido para testemunhar o que foi o período militar no Brasil. “Sou contra o comunismo e quero o período militar de volta. O que eu conheço é pelo que eu estudo. Mas não acredito em tudo o que os livros dizem porque eles foram escritos por comunistas”, argumentou. Como saber, então, que o regime que ela diz defender é melhor que o democrático? “O coronel  (Paulo) Telhada (deputado pelo PSDB e ex-chefe da Rota, tropa de elite da PM paulista) está ali para confirmar”, encerrou.

Cachorros de estimação 'participam' de ato

Publicidade

A dona de casa Soraia Brezolin, de 52 anos, acompanhou o ato do vão do Masp ao lado do marido e da cachorrinha de estimação Belinha. O casal, que votou em Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição de 2014, estava vestido de azul e branco. A cadela levava um lenço amarelo em volta do pescoço. Essa foi a primeira manifestação da família.

“Estou aqui pelo óbvio. O brasileiro sempre aceitou tudo. Essa corrupção vem de muito tempo, mas agora os políticos estão PhD. O Brasil é um dos países que tem impostos mais caros no mundo e,     por conta da corrupção, não tem retorno. Isso sempre nos foi natural. Mas temos que começar a discutir essas questões”, disse ela, que se colocou a favor do impeachment de Dilma, mas não soube apontar nenhum outro possível nome para assumir a presidência. “Se eu tivesse condição, iria embora logo desse País”.

A educadora física Kátia Mourão, 33 anos, segura o yorkshire Kauai no ato na Paulista: Na semana da eleição descobriram várias coisas e mesmo assim elegeram a Dilma
Foto: Elisa Feres / Terra

Outra que levou seu animal de estimação ao evento foi a educadora física Kátia Mourão, de 33 anos. Ela estava com o yorkshire Kauai, cujo nome foi dado em homenagem a uma ilha do Havaí. De acordo com ela, a crise no País está “terrível”, os preços da gasolina e do álcool estão “muito altos” e a corrupção não para de aumentar.

“Na semana da eleição descobriram várias coisas e mesmo assim elegeram a Dilma”, citou, referindo-se a reportagens da revista “Veja”. “É um absurdo”, indignou-se. Com Aécio, seu candidato, “seria diferente”, pois ela desconhece qualquer caso de corrupção em que ele esteja envolvido. 

Publicidade
"Não vamos admitir afronta", diz manifestante sobre Lula
Video Player

Além de concordar com o impeachment, o administrador Danilo Sá, de 39 anos, afirmou que defende uma reforma política. “O impeachment é apenas uma das reivindicações. Ele é até pequeno dentro de todo um processo que tem que ser feito. Deve acontecer uma estruturação, uma reforma grande. Mas não a reforma que o povo daquela manifestação paga quer”, declarou, mencionado o ato que, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), levou cerca de 100 mil pessoas à Paulista em apoio ao governo e à Petrobras, na última sexta. Sá admitiu ter votado em Aécio no pleito passado. “Mas só porque ele representava um antagonismo. Poderia ter votado em qualquer outro que representasse isso: se meu cachorro concorresse, votava nele”, ironizou.

Dispersão começou às 16h10

O ato começou a dispersar por volta das 16h. Às 17h10, grande parte já havia deixado a Paulista, ainda que, mesmo às 18h, os gritos de “Fora Dilma” e o buzinaço persistissem. Pouco antes das 19h, quando representantes do governo federal falavam em Brasília sobre os protestos, moradores das imediações da Paulista e em outros bairros da cidade – como a Mooca, na zona leste –iniciavam uma segunda sessão de panelaço. A primeira havia sido no domingo passado, durante pronunciamento de Dilma, em cadeia nacional, sobre o Dia Internacional da Mulher.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se