Rui Costa afirma que Lula será candidato e vencerá as eleições em 2026

Em discursos nas últimas semanas, Lula intensificou a postura de pré-candidato à reeleição

8 jul 2025 - 07h30
(atualizado às 07h47)
Resumo
Rui Costa afirmou que Lula será candidato à reeleição em 2026, prevê sua vitória histórica e destacou a necessidade de um projeto nacional unificado.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante declaração à imprensa, na Sala de Coletiva. Rio de Janeiro - RJ.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante declaração à imprensa, na Sala de Coletiva. Rio de Janeiro - RJ.
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta segunda-feira, 7, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato à reeleição e sairá vitorioso do pleito em 2026.

"O presidente será candidato em 2026. Disso, eu não tenho a menor dúvida. Assim como não tenho dúvida de que ele ganhará a eleição", disse Costa, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Publicidade

Em discursos nas últimas semanas, Lula intensificou a postura de pré-candidato à reeleição. Ao comentar sobre os conflitos entre o Executivo e o Legislativo, o presidente afirmou na semana passada que, caso a condução do governo se dê como planeja, será o primeiro presidente eleito quatro vezes na história do País. Segundo Costa, a vitória de Lula em 2026 é essencial para "pacificar e desenvolver o País".

'50 tons de Bolsonaro'

No programa da TV Cultura, Costa também afirmou que Lula deve enfrentar "50 tons de Bolsonaro" na eleição presidencial do ano que vem. Segundo o chefe da Casa Civil, Lula deve reconquistar eleitores que votaram nele em 2022 ao apresentar um "projeto de País" com base nos programas já lançados pelo governo. "É preciso ter uma pactuação nacional e sinalizar qual País queremos ser", disse Costa.

Rui Costa em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 7 de julho
Foto: Reprodução/YouTube/Roda Viva

O ministro ainda atacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao dizer que a gestão dele no Ministério da Infraestrutura durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) foi um "fiasco".

"A suposta gestão dele no Ministério da Infraestrutura. Vamos comparar com a gestão do Renan [Filho, ministro dos Transportes] e do Silvo Costa [Filho, ministro dos Portos e Aeroportos], que reunia os dois. Não tem comparação, era um fiasco no ponto de vista do investimento", afirmou Costa.

Publicidade

Tarcísio é cotado como candidato ao Planalto em substituição a Bolsonaro.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se